Depilação a laser funciona? Dói muito?

depilacao a laser

Levante a mão o homem que nunca teve preguiça de fazer a barba ou a mulher que realmente gosta de depilar a virilha com cera. Provavelmente, quase ninguém. Quem trava essa batalha contra os pelos sempre busca alternativas mais práticas, eficazes e menos dolorosas. Inclusive, a depilação a laser é uma técnica muito abordada nesse tipo de conversa. Mas, será que dói? Dá resultado? Quem pode fazer? Bem, vamos descobrir!

Descoberto em meados de 1970, o processo de depilação a laser era muito doloroso e pouco eficaz. Com o passar dos anos e com o avanço tecnológico, esse método tem conquistado muitos adeptos. É uma técnica de remoção de pelos feita através da energia luminosa do laser que retarda a capacidade do folículo produzir novos pelos. O alvo do procedimento é a melanina (substância responsável pela coloração do bulbo e da haste do pelo) que absorve o calor dessa energia e o libera pelo bulbo e pela haste, destruindo, assim, as estruturas do pelo.

depilacao a laser remocao de pelo

Muita gente tem receio dessa técnica por achar que vai resultar em manchas, principalmente para quem tem a pele mais clarinha, ou até mesmo em pelos encravados. Porém, de acordo com a dermatologista Maria Clara Leal, qualquer pessoa pode utilizar esse método, desde que realizado por profissionais especializados, já que cada parte do corpo exige indicação e cuidados especiais.

A dermatologista ainda explica que peles mais claras com pelos mais grossos e escuros são as que têm resultado mais eficaz. ‘’Para quem tem pelos brancos, loiros e ruivos, a resposta do tratamento não é tão boa assim, por conta da quantidade de melanina ser pequena’’, conta.

Atenção!

Evite a depilação a laser se você tiver infecções ativas nas áreas a serem tratadas.

MAS, AFINAL, SERÁ QUE A DEPILAÇÃO A LASER DÓI?

Não é um procedimento indolor, mas vai variar de pessoa para pessoa. ‘’Há uma sensação de ardência que varia de acordo com a sensibilidade da pele. Além disso, depende muito do aparelho. Hoje, há muitos no mercado e alguns doem mais”, explica Dra. Maria Clara. A médica ressalta que, no caso das mulheres, o ciclo menstrual também influencia, pois ‘naqueles dias’, ou próximos a eles, as mulheres ficam mais sensíveis.

depilacao a laser masculina

OS PELOS PARAM DE CRESCER DEFINITIVAMENTE COM A DEPILAÇÃO A LASER?

Apesar da técnica também ser chamada de depilação definitiva, ela não garante que os pelos não crescerão mais. No entanto, é possível observar já na primeira sessão os efeitos e áreas de falhas de crescimento. Segundo a dermatologista Sandra de Melo, especialista em depilação a laser, as partes do corpo que melhor respondem ao tratamento são axila, perna, barba e virilha. Contudo, quanto mais fino o pelo, menor a eficácia do tratamento, já que a energia do laser encontra mais dificuldade para chegar até o pelo. “É necessário ter uma manutenção anual para que aqueles pelos que insistiram em crescer parem”, diz Sandra, que aconselha ao menos cinco sessões anuais de manutenção – quantidade que pode variar de pessoa para pessoa.

CUIDADOS PÓS-DEPILAÇÃO A LASER

Algumas práticas devem ser adotadas após o tratamento, como evitar exposição ao sol. Além disso, o uso de protetor solar é necessário em todas as horas. Loções calmantes também podem ajudar principalmente após a sessão e no período em que a pele está se recuperando.

CUIDADOS COM A PELE ANTES DE SE FAZER A DEPILAÇÃO A LASER:

  • Evite exposição ao sol, pelo menos, 15 dias antes da sessão.
  • No mês que antecede o tratamento, não retire os pelos com pinça, barbeador ou cera.

DICAS DE OURO:

  • Peça para amigos que já fizeram depilação a laser, a indicação de local e profissional
  • Faça uma visita ao local escolhido, converse com o profissional e tire todas as dúvidas.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.