Depressão: sintomas e tratamentos

Depressao

O que é depressão?

Depressão é um transtorno psiquiátrico crônico e que pode ser recorrente, alterando o humor de forma permanente durante dias, associados com sentimentos de amargura, culpa, pessimismo, tristeza, perda de apetite, entre outros.

A depressão atinge mais de 2 milhões de brasileiros por ano, variando de intensidade e de duração, sendo classificadas em: grau leve, moderado e severo. É importante diagnosticar precocemente para que o tratamento seja rápido e eficaz, e saber diferenciar os sintomas como o de tristeza transitória ou profunda, na qual ocorre cronicamente.

Causas da depressão

A depressão é uma síndrome que envolve várias alterações e ocorrem devido a fatores genéticos ou da própria doença, que acomete a liberação de neurotransmissores no cérebro. Um desses neurotransmissores é a serotonina responsável pela sensação de bem-estar, regulação do sono, humor e apetite.

Pode ser desencadeada por fatores que ocorreram ao longo da vida, como acontecimentos traumáticos durante a infância, estresse psicológico e físico, consumo de drogas, medicamentos e doenças que acometam a liberação de hormônios, como o hipotireoidismo.

A depressão acomete principalmente as mulheres, devido alterações hormonais maior que os homens.



Sintomas da depressão

Tratamento da depressão

O tratamento da depressão consiste no uso de medicamentos antidepressivos e no acompanhamento psiquiátrico ou psicológico. Terapias alternativas, como acupuntura, homeopatia, entre outros. A atividade física regular com o tratamento farmacológico psicoterápico, podem ajudar a reverter o quadro de depressão.

Alimentos que combatem depressão

A alimentação é uma grande aliada para prevenir e tratar a depressão, juntamente com o uso de medicamentos e da psicoterapia. É importante escolher alimentos que fornecem nutrientes que participam da produção de serotonina, um dos neurotransmissores que tem sua liberação diminuída durante esse quadro.

Alimentos que são ricos em triptofano, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, ácido fólico, ômega 3 e vitamina C, ajudam na síntese de serotonina e dopamina, auxiliando na diminuição dos sintomas causados pela depressão.



Os alimentos fontes desses nutrientes são:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.