Desestresse e afaste as doenças do coração com treinos em meio à natureza

Segundo pesquisas atuais, ficar em contato com a natureza algumas horas por semana reduz o risco de doenças cardíacas e pode amenizar o estresse. No entanto, raramente conseguimos “nos dar esse luxo” em meio à correria do dia a dia. E pior, outro estudo aponta que a maioria das pessoas prefere ficar em frente à TV do que fazer uma caminhada no parque, correr na areia ou encarar uma trilha na mata, etc. Mas as férias (ou, pelo menos, um recesso) estão ai, para ninguém ter mais desculpas. Aproveite os dias que vai ficar longe do trabalho e faça seu treino ao ar livre. Se for viajar para algum lugar com uma paisagem natural, melhor ainda! Siga as dicas de atividade, dadas por especialistas, abaixo, e saia, literalmente, da rotina, mas sem deixar de cuidar do corpo!

Vôlei de Areia

atividadesfisicas_vôlei

Quais os benefícios?

De acordo com um estudo belga, por causa da superfície instável da areia, utilizamos mais músculos ao correr nela do que em solo firme. Isso torna a praia o ambiente ideal para trabalhar bumbum e pernas, por meio dos tiros, saltos, avanços e agachamentos intensos para pegar a bola. Sem falar no trabalho minucioso, também, de membros superiores e nos momentos de diversão proporcionados por uma partida de vôlei.

Onde praticar: praias e quadras específicas para a modalidade

Stand Up Paddle (SUP)

atividadesfisicas_stand_up_paddle

Quais os benefícios?

Para permanecer firme em cima da prancha, é preciso manter o corpo predominantemente contraído, trabalhando, praticamente, todos os músculos. Por isso, muitos principiantes praticam o SUP ajoelhados, até se acostumarem com a superfície instável e conseguirem fica em pé. Além disso, para a execução do movimento principal, a remada, a força é concentrada no core, região que engloba os músculos do abdômen, dos quadris e de parte da coluna, ajudando a desenhar a silhueta!

Onde praticar: praias e represas que ofereçam a atividade, como a represa do Guarapiranga, em São Paulo

Caiaque

atividadesfisicas_caiaque

Quais os benefícios?

Trabalha os membros superiores de maneira geral e o core com muita intensidade e ainda melhora a coordenação. Por exigir, principalmente, força dos deltoides, os músculos dos ombros, será um bom motivo para você acrescentar alguns tipos de flexões ao seu treino.

Onde praticar: praias sem ondas e rios calmos. Se já tiver prática, pode experimentar a adrenalina de uma corredeira, mas lembre-se, sempre na companhia de um instrutor profissional!

Corrida de Trilha, ou na montanha

atividadesfisicas_corrida

Segundo um estudo atual, fazer os treinos de corrida em morros por seis semanas ajuda a ganhar velocidade, e com isso, diminuir o tempo no asfalto, e mais ainda, na esteira. Isso porque a natureza oferece obstáculos que exigem muito mais fôlego e resistência para serem enfrentados. Por isso, bastam 5 km de trote nas montanhas para deixar seu coração em ritmo de maratona.

Onde praticar: morros, montanhas ou terrenos acidentados e com leves inclinações. (Varia de acordo com o condicionamento físico e técnico do praticante)

Tênis

atividadesfisicas_tênis

Quais os benefícios?

Fortalece os ossos, ajuda a melhorar o metabolismo e a agilidade e diminui o estresse e a ansiedade, se praticado regularmente, como mostra uma pesquisa recém-publicada. Além disso aumenta em larga escala o condicionamento físico e a capacidade anaeróbia, ou seja, você vai ganhar fôlego e resistência de atleta.

Onde praticar: quadras específicas em clubes públicos ou particulares

Com informações da revista Women’s Health Brasil

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.