Coloque seu filho para se mexer

crianças-correndo-capa
O movimento internacional Designed To Move [em português “Desenhado para o Movimento”], desenvolvido por mais de 90 organizações que promovem e pesquisam os benefícios da atividade física, faz um alerta: “O mundo parou de se movimentar”. Segundo relatório do projeto, por conta do sedentarismo, hoje é estimado que a expectativa de vida das crianças com 10 anos de idade seja menor que a de seus pais, ou seja, essa geração viverá 5 anos a menos.

Entre os principais motivos apontados para essa realidade está o desaparecimento da atividade física da vida das pessoas. Se antes brincadeiras e jogos que envolviam o corpo eram comuns no dia a dia das crianças, atualmente brincar significa jogar videogame ou passar horas na frente da TV e do computador. Como resultado, o bem-estar físico e emocional e até o setor econômico ficam comprometidos, já que o sedentarismo está ligado ao aumento dos casos de obesidade, que causam diversos problemas à saúde.

Para mudar essa realidade, a organização faz um convite para ampliar a divulgação dos diversos benefícios proporcionados pela atividade física no período da infância, que duram até a idade adulta. O importante é se movimentar!



O que você faria com 5 anos a mais de vida?

Para mostrar o impacto da atual geração de crianças ter uma expectativa de vida menor que a de seus pais, a organização produziu o vídeo “5 anos a mais”. Confira:

Veja os principais benefícios da atividade física apontados pelo Designed to Move:

Melhor desempenho escolar: crianças que realizam uma hora de atividade física por dia podem ter desempenho até 40% melhor em testes padronizados.
Melhor comportamento: uma criança fisicamente ativa é menos propensa a fumar, engravidar precocemente ou usar drogas.
Melhor autoestima: crianças ativas são mais confiantes e correm menos risco de sofrer com ansiedade, estresse e depressão.
Melhor saúde: uma vida de atividade física reduz o risco de câncer, osteoporose e doença cardiovascular.

Além de incentivar a prática esportiva na escola, em clubes e associações, experimente brincar com seu filho. Velhas brincadeiras como bambolê, pega-pega e pular corda geram uma queima calórica bastante acentuada e deixam o metabolismo acelerado por um longo período após o término da atividade. A diversão, aliada à saúde e ao bem-estar, estará garantida.

 


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.