Desvendando a Dieta Low Fat

Desvendando a Dieta Low Fat

Poderíamos começar listando aqui uma série de dietas que se dizem milagrosas e eficientes para perda de peso, mas a verdade é que precisamos considerar a individualidade de cada pessoa e entender que uma rotina de hábitos saudáveis é muito eficiente para manutenção e perda de peso.

Quando exemplificamos os diversos tipos de dieta, a dieta low carb (redução do consumo de carboidratos) é sempre muito comentada, mas o que podemos dizer sobre a dieta low fat? Ela é também tão eficaz para a perda de peso? 

Confira o que é a dieta low fat e a comparação com uma dieta de baixo teor de carboidratos em relação a perda de peso.

O que é a dieta low fat?

A  dieta low fat é caracterizada pela redução do consumo de gorduras nas refeições, com o intuito de reduzir calorias e estimular a perda de peso. 

Uma dieta padrão para adultos saudáveis contém cerca de 30% das calorias diárias provenientes de gorduras, na dieta low fat, geralmente fica em torno de 10 a 15% do total de calorias vindas da gordura.

Dieta  low carb x low fat

Para comparar as dietas low fat e low carb, foi realizado um estudo muito interessante em 2018 pelo JAVA.

Em resumo, neste estudo, foram analisadas mais de 600 pessoas sobrepeso/obesas, não-diabéticas e na faixa etária de 40 anos. O grupo foi dividido ao meio onde metade realizou a dieta low fat e a outra metade a low carb, ou seja, metade do grupo reduziu a ingestão de gorduras e a outra metade de carboidratos, mas ambos consumindo a mesma quantidade diária de calorias.

Na dieta low fat a distribuição dos macronutrientes foi de aproximadamente, 30% das calorias para gorduras, 50% de carboidratos e 20% para proteínas. Na low carb a distribuição foi de aproximadamente 30% de carboidratos, 45% de gorduras e 25% de proteínas. 

Ao final de 12 meses de acompanhamento, puderam ver que não houve mudanças significativas na perda de peso entre um tipo de dieta e outro. 

Em ambos os grupos houve perda similar de peso, e puderam concluir que quando se tem um estilo de vida saudável, mesmo a longo prazo, é possível perder peso de forma saudável independente do tipo de dieta escolhida.

Sendo assim, não podemos determinar qual dieta é melhor que outra. Podemos sim dizer que tudo depende de como cada organismo vai reagir diante de cada estratégia alimentar e por isso, se faz tão importante o acompanhamento individualizado com um profissional da área da saúde. 

Referências:

jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2673150

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31961383/

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