Cuidados para envelhecer de forma saudável

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É comum ouvir que os avós são pais duas vezes, principalmente porque muitos ajudam na criação dos netos ou são responsáveis por tornar a infância dos pequenos ainda mais especial. Existe até uma data para celebrar esse laço, o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho. No entanto, com o passar do tempo essas figuras tão importantes precisam de certos cuidados.

No decorrer da vida, é fundamental manter uma dieta equilibrada, praticar exercício físico regularmente e desenvolver atividades que estimulem a mente, mas na terceira idade, fase que ocorre por volta dos 65 anos, o corpo precisa de atenção redobrada, já que passa por uma série de mudanças. “Quanto melhor a alimentação, melhor será sua saúde na terceira idade, pois assim é possível evitar doenças cardiovasculares, hipertensão, diabete, osteoporose, AVC e muitas outras enfermidades”, conta a nutricionista Daniela Jobst.

Uma das áreas que mais merecem atenção é o estado nutricional do idoso. Isso porque há uma alteração no funcionamento do organismo que afeta processos como a digestão, a imunidade e o metabolismo. “Geralmente, o idoso perde o apetite, apresenta dificuldades para mastigar os alimentos, começa a perder a capacidade de sentir os sabores e apresenta um processo digestivo mais lento e menos absortivo, o que torna o trânsito intestinal mais vagaroso e as fezes mais ressecadas”, explica a nutricionista. Somando todos esses fatores, a absorção de nutrientes, como vitaminas e minerais, fica completamente comprometida.

Alimentos para envelhecer de forma saudável

Além de manter uma vida ativa, a ingestão de certos alimentos pode dar uma ajudinha para evitar problemas de saúde. Confira:

• Soja, feijão, lentilha, grão-de-bico, tomate, peixes, azeite, alho, aveia, banana e castanhas auxiliam a evitar doenças cardiovasculares e hipertensão. Já os vegetais, a soja, o salmão, as nozes e a linhaça evitam o AVC.

• No caso de pessoas com diabete, vale aumentar o consumo de fibras como frutas, verduras e legumes, além de cereais integrais.

• O cálcio é um nutriente importante para o fortalecimento ósseo. Alguns alimentos de origem vegetal contribuem com boas quantidades desse nutriente, como a semente de gergelim, couve, brócolis e soja.

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