Entenda o Diabetes e confira dicas de alimentação

Entenda o Diabetes e confira dicas de alimentação

No dia 14 de novembro, foi celebrado o “Dia Mundial do Diabetes”, criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1991. O seu objetivo de conscientizar todas as pessoas ao redor do mundo acerca dos problemas associados á doença.¹

Atualmente no Brasil, mais de 13 milhões de diabéticos, cerca de 6,9% da população.² É possível que você ou alguma pessoa próxima conviva com esta doença. Saiba mais sobre e confira algumas dicas de alimentação que podem te ajudar!

O que é diabete mellitus?

O que é Diabetes Mellitus?

O diabete mellitus é uma síndrome caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, seja pela baixa produção de insulina no organismo ou pela incapacidade de a insulina exercer sua função nas células, causando uma elevação anormal da glicemia.
A insulina é um hormônio liberado pelo pâncreas e tem papel fundamental no controle da glicemia, pois é ele quem estimula a entrada do açúcar nas células, onde será metabolizado e transformado em energia ou armazenado na forma de gordura. Quando o hormônio é liberado em quantidade suficiente, mas não consegue agir adequadamente nas células, esse processo é chamado de resistência à insulina, e pode indicar o início da doença, evoluindo para diabetes.
O que é diabete mellitus?
diabete

Alimentação para Pessoas com Diabetes

É preciso reduzir a ingestão e ter uma escolha mais seletiva dos carboidratos, pois são alimentos com potencial de aumentar a glicose no sangue e a secreção de insulina, principalmente os refinados, que possuem baixo teor de fibras. Consuma, preferencialmente, pães, massas e arroz integrais e frutas com casca, pois contêm mais fibras que vão modular a glicemia. Ou seja, aposte em carboidratos de baixo índice glicêmico.

diabete
frutas para diabeticos

Quais as frutas indicadas para diabéticos?

É certo que pessoas diabéticas devem controlar a alimentação para evitar o aumento do açúcar no sangue. Como todas as frutas contém açúcar, surge a dúvida: diabéticos podem consumir frutas?

Devem! Pois toda a fruta, além do seu açúcar natural, contém muitos nutrientes, como fibras, minerais e vitaminas, que exercem uma função importante no controle da elevação dos níveis de açúcar no sangue, na diminuição da velocidade de absorção no intestino e no metabolismo do fígado.

frutas para diabeticos
chá para dormir

Conheça os melhores chás para diabetes

Os chás para diabetes não promovem a cura do diabetes tipo 2, no entanto, podem contribuir para o controle da doença, atuando como um remédio natural para diabetes. As ervas para diabetes são ricas em fitoquímicos, substâncias vegetais como os flavonoides, que podem exercer diversos benefícios, incluindo o controle da glicemia e a melhora da captação da glicose.

chá para dormir
sobremesas diabeticos

Sobremesas para Diabéticos

Pessoas com diabetes devem evitar preparações com açúcar, por isso, o uso dos adoçantes é uma boa alternativa para elaboração de doces sem açúcar, deixando a sobremesa diet muito mais saudável. De maneira geral, todas as receitas com açúcar podem ser adaptadas para se tornarem uma sobremesa para diabéticos.

sobremesas diabeticos

 

Referências:

1. PEDROSA, Hermelinda C.. O verdadeiro Dia Mundial do Diabetes. 2019.

2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (São Paulo). O Que é Diabetes? 2019.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.