Dicas de treinos para emagrecer

Muay Thai 

Dicas de treinos para emagrecer

A prática de exercícios físicos, associados com alimentação saudável e equilibrada oferecem muitos benefícios para saúde, entre eles, a perda de peso e redução da gordura localizada. Os exercícios atuam de maneira global, facilitando o emagrecimento. Para cada objetivo do praticante, é indicado um tipo de treino.


Qual melhor opção: exercício aeróbico ou musculação?

Os exercícios que queimam mais calorias são os aeróbicos, como corrida, bike e as aulas de ginástica, como jump, step e spinning. Estes exercícios têm como principal fonte de energia, as gorduras armazenadas no organismo, promovendo grande gasto calórico.

Além disso, o treinamento aeróbico também possui um efeito chamado Epoc (efeito pós-exercício-aeróbico-crônico), que pode manter o metabolismo acelerado até 24 horas após o exercício, ou mais, se for praticado todos os dias.

A musculação tem como principal fonte de energia o glicogênio (carboidrato armazenado nos músculos), este gasto é menor quando comparado com os exercícios aeróbicos. Mas, o ganho de massa magra que a musculação proporciona, também acelera o metabolismo, principalmente o metabolismo basal (utilização de energia em repouso).

Por isso, a adoção dos dois tipos de exercícios físicos, tanto aeróbico quanto a musculação, ajudam no processo de emagrecimento.

Tipos de treinamentos

Existem vários tipos de treinos adotados por quem quer emagrecer, cada um terá um fator importante que aumentará o gasto calórico, seja ele mais ou menos intenso, de curta duração ou de longa duração. O tipo de exercício que será adotado para perda de peso, poderá ser indicado pelo educador físico.

treinamento em circuito

O treinamento em circuito consiste na realização de exercícios aeróbicos ou de força em circuito, por estações, número de repetições ou por tempo. Esse tipo de exercício mantém a frequência cardíaca elevada durante toda prática, aumentando, automaticamente, o gasto calórico. Além disso, aumenta a vascularização e oxigenação muscular, o que acelera a remoção do lactato muscular, responsável pela sensação de fadiga, e fornece nutrientes e oxigênio para a musculatura durante toda a atividade física

treinamento muscular com pausa ativa

Esse tipo de treinamento envolve a musculação junto com exercícios aeróbicos inseridos nos lugares dos intervalos. Esse treino mantém a frequência cardíaca estável, causando os mesmos efeitos do treinamento em circuito, mas exige que se tenha o ajuste da intensidade do exercício aeróbico, para que não interfira na eficiência do treinamento de força. O treinamento muscular com pausa ativa tem que ser feito com exercícios de musculação de até 70% da força máxima.

Treinamento Funcional

No treinamento funcional as séries são feitas de acordo com o objetivo de cada praticante, seja para perda de peso, fortalecimento muscular, condicionamento físico, se tornando mais personalizada. As séries desse treinamento são feitas em diversos equipamentos instáveis, como bastão, cordas, cones e bola, afim de desenvolver melhor flexibilidade, postura corporal, coordenação motora, além de utilizar toda a musculatura durante o treino.

cross fit

O Cross Fit é uma prática muito utilizada atualmente, esse tipo de exercício envolve o treinamento funcional com a musculação. Por ser um treino que depende da capacidade explosiva, de potência e de execuções com alta velocidade e intensidade, irá demandar um gasto calórico maior.

spinning

O Spinning é um tipo de treino realizado em uma bicicleta ergométrica com músicas animadas para ditar o ritmo das pedalas, na qual envolve mais os membros inferiores e o abdômen. Em cerca de 1 hora de duração, é gasto cerca de 600 a 900 calorias. Este é um exercício ideal para tornear os músculos das pernas e panturrilhas, e também perder gordura abdominal.

muay thai

É um estilo de luta muito praticado em academias, com a finalidade de perda de peso saudável e rápida. Por ser um exercício físico que envolve todos os músculos do corpo, e promove elevado gasto energético. Mistura exercícios aeróbicos, de força e intensidade, além de melhorar o condicionamento físico e a frequência cardíaca.



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