Dicas simples para diminuir o açúcar da dieta

Dicas simples para diminuir o açúcar da dieta

Você sabia que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o brasileiro consome cerca de 80g de açúcar ao dia, o que significaria em média 18 colheres de chá e mais de três vezes a recomendação diária para saúde?

Bastante açúcar, né? Brasileiro tem paladar doce, mas também existe muita falta de informação. Existem vários tipos de açúcares presentes em embalagens e produtos industrializados e que a maioria das pessoas não reconhece como açúcar e/ou prejudicial à saúde. Por isso, é muito importante se acostumar com a leitura de rótulos e lista de ingredientes dos produtos. 

Confira quais são os tipos de açúcar e dicas para reduzir o consumo.

Tipos de açúcar

Amido de milho, maltodextrina, dextrose e açúcar invertido, por exemplo, são fonte de açúcares e carboidratos presentes em diversos e diferentes produtos industrializados, incluindo aqueles ditos como “saudáveis”. 

Leia o rótulo e evite estes tipos “desconhecidos” de carboidratos porque manter o consumo de açúcares não vai te ajudar a reduzir o consumo, precisamos desmamar o paladar doce. 

4 Dicas para diminuir o açúcar da dieta

Para te ajudar a diminuir o açúcar da dieta e o paladar tão doce, separamos algumas dicas para passar por este processo de forma simples e não dolorosa. 

  1. Não corte todos os tipos de açúcar de uma única vez

Se você tem o hábito de consumir várias fontes de açúcares em sua rotina, como arroz, pão, doces e massas, por exemplo, comece reduzindo aos poucos para que essa restrição não lhe gere ansiedade e estresse, assim, você se adapta com mais facilidade. 

  1. Treine e eduque o seu paladar

Nosso paladar é educado por nós, sabia? Quanto mais açúcar você consumir, mais acostumada e dependente do consumo de açúcar você estará.

Comece a consumir, mesmo que de forma gradual, alimentos mais ácidos, azedos e amargos. Eduque seu paladar a estes tipos de sabores e verá, com o tempo, que vai se adaptar.

  1. Pense sobre a sua relação com o açúcar

Todas as vezes que tem consumido açúcares e carboidratos, você tem reparado se esta vontade está relacionada com emoções, do tipo: ansiedade, raiva, estresse, medo ou outro? 

É muito comum usarmos doces e açúcares como escape para sentimentos que não sabemos lidar, uma vez que o açúcar gera euforia e sensação de prazer, apesar de momentâneo. 

Então, pense sobre a sua relação com o açúcar e evite consumir em situações deste tipo a fim de evitar a dependência.

  1. Consuma boas fontes

Consumir fontes mais saudáveis de açúcar é uma ótima opção para começar o processo de desmame dos doces. 

Em vez do açúcar refinado, opte pelo açúcar de coco ou mascavo, por exemplo. 

Quando consumir um chocolate, opte pela versão com mais cacau e que possui menor teor de açúcares.

Pequenas mudanças, fazem diferença. Um passo por vez e você aprende a fazer melhores escolhas e ir ajustando o seu paladar. 

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