Dieta da sopa: conheça os prós e os contras

sopa

Na hora do aperto, muita gente acaba optando por formas de emagrecimento rápido e nada saudáveis. São as famosas dietas loucas, aquelas que encontramos na internet, estilo “perca 5 quilos em 1 semana”, sabe? Pois é, a dieta da sopa é uma delas, que nada mais é do que ter todas as refeições à base de sopa, ou seja, somente líquidos, o que não é um modo legal de emagrecer com saúde.

Prós da dieta da sopa

Quem opta por essa dieta acaba realmente perdendo peso de forma mais rápida, já que ela tem baixo valor calórico. Além disso, usar as sopas para fazer parte de uma dieta é uma boa ideia, mas não pode ser a única opção de alimento.

Contras da dieta da sopa

Apesar de favorecer essa perda de peso rápida, ela não consegue suprir todas as necessidades diárias de energia e calorias. Ainda que seja feita com verduras, proteínas e outros grupos alimentares, muitos nutrientes e vitaminas são perdidos por causa da fervura. E como dito antes, nunca será o suficiente para abastecer o nosso organismo por completo, o que pode causar fraqueza e falta de ânimo.

Outro contra é que por ser uma dieta composta somente por líquidos, ela é monótona e, por isso, a pessoa pode ficar desestimulada e acabar desistindo com mais facilidade. Como resultado, pode surgir a vontade de querer comer tudo que se vê pela frente e em grande quantidade, principalmente por sentir falta de mastigar. O baixo teor de fibras também pode prejudicar o controle da saciedade e apetite.

Nós sabemos que um metabolismo acelerado é essencial para ser seu aliado na hora de emagrecer, só que o metabolismo basal necessita de uma quantidade de energia para manter nosso organismo funcionando. Por isso, a dieta da sopa não é indicada, pois tem baixo valor calórico, o que não auxilia no funcionamento do nosso metabolismo. Uma dica é ingerir sopas com moderação e colocar gengibre, que é termogênico, nelas.

Além desses contras, a dieta da sopa pode causar alguns outros malefícios, dependendo do corpo. Por isso, se você realmente quer emagrecer, procure um nutricionista e pratique exercícios. O seu corpo agradece!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.