A dieta da sopa, também conhecida como regime da sopa, é ideal para quem precisa eliminar peso de maneira rápida, sem se submeter a dietas muito restritivas, que podem levar a deficiências nutricionais e problemas de saúde. As sopas, se preparadas com os ingredientes certos, apresentam menor valor calórico comparadas às outras refeições, e por isso, podem ajudar a emagrecer.
Dieta da sopa: benefícios
O maior benefício da dieta da sopa é proporcionar uma rápida perda de peso, mas é preciso escolher bem os ingredientes para garantir que a receita da sopa seja completa, oferecendo todos os nutrientes que o organismo precisa. Além disso, possui fácil digestão, sendo ideal para ser consumida no jantar, sem prejudicar a qualidade do sono. Outro grande benefício das sopas é permitir a combinação de diversos ingredientes nutritivos em apenas uma preparação.
Como fazer dieta da sopa
A dieta da sopa deve ser feita por apenas um período, já que pode ser prejudicial a longo prazo, como qualquer dieta.
Para não deixar a alimentação muito restritiva, a sopa para emagrecer pode ser consumida no almoço ou no jantar, alternada com refeições leves, à base de legumes, saladas, cereais integrais, leguminosas e proteínas. O café da manhã e lanches também merecem atenção e podem ser compostos por frutas, ovos, tapioca e até o suco verde, famoso na dieta detox.
Dieta da sopa emagrece
A dieta da sopa emagrece, mas não deve ser seguida por um longo período, já que o ideal é optar por uma dieta variada e equilibrada, além da prática de exercícios físicos para promover uma perda de peso efetiva e duradoura.
Dieta da sopa faz mal
A dieta da sopa pode fazer mal caso seja feita por muito tempo, ou se a combinação da sopa for nutricionalmente pobre. Para quem deseja emagrecer, o ideal é seguir as recomendações de um nutricionista, que irá elaborar um cardápio de acordo com suas necessidades individuais.
Como fazer sopa para dieta
A sopa para dieta pode ser feita com uma grande variedade de legumes e verduras, combinados com proteínas animais, como carnes magras e frango, ou vegetais, como a quinoa ou as leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico). As fontes de carboidratos devem ser aquelas com baixo índice glicêmico, como a mandioca e a batata-doce, que não causam pico de insulina no sangue, gerando estímulo para o acúmulo de gordura.
Quanto maior a variedade de ingredientes saudáveis, melhor será a oferta de nutrientes, diminuindo o risco de deficiências nutricionais. A sopa emagrecedora não deve conter ingredientes com alto valor calórico, de gorduras ou sódio, como queijos amarelos, creme de leite e temperos industrializados.
Alguns ingredientes funcionais podem ser adicionados, como a biomassa de banana verde, usada para deixar a sopa mais cremosa, além de fornecer fibras, o que favorece o aumento da saciedade. O gengibre e a pimenta possuem ação termogênica, ou seja, aceleram o metabolismo e estimulam a queima de gordura. No lugar das torradas ou croutons, prefira as castanhas quebradas, que ainda fornecem gorduras boas.
Deixe um comentário