Dieta para desinchar: veja como acabar com a retenção de líquidos

Retenção de liquidos

A retenção hídrica ocorre devido ao extravasamento de líquidos para o tecido subcutâneo, ocasionando o inchaço ou edema, que acomete principalmente os membros inferiores e abdômen.

A retenção pode ocorrer por diversos fatores, como:

    • Hipertensão (pressão alta)
    • Insuficiência vascular
    • Problemas renais
    • TPM
    • Uso de medicamentos, como anticoncepcionais com dosagem alta de hormônios
    • Temperatura elevada, sendo mais comum no verão
    • Alimentação inadequada, com alto consumo de alimentos industrializados e ricos em sódio

Dieta para desinchar: como fazer

A alimentação e a prática de exercícios físicos são fatores importantes para evitar ou diminuir a retenção de líquidos, mas a adoção de hábitos que ajudem a diminuir o inchaço também se torna importante. Confira como diminuir o inchaço e quais alimentos indicados para combater a retenção hídrica:

  • Aumentar o consumo de frutas ricas em água, como melancia e melão
  • O consumo de líquidos deve ser de, no mínimo, 2 litros por dia, podendo ser consumido na forma de água mineral, sucos naturais e água de coco
  • Incluir chás diuréticos ao longo do dia, como chá de hibisco
  • Diminuir o consumo de alimentos com alto teor de sódio, como embutidos e industrializados. Utilize os temperos naturais nas preparações para reduzir adição do sal
  • Consumir alimentos ricos em potássio, como frutas e verduras cruas, pois esse mineral controla a pressão arterial, e ajudam na eliminação do sódio do organismo, e consequentemente diminuindo a retenção de líquidos
  • Não existe um cardápio para desinchar, sendo indicado fazer pequenas mudanças no dia-a-dia e incluir os alimentos e chás diuréticos ao longo do dia

Sucos diuréticos

Os sucos diuréticos podem ser incluídos na alimentação para ajudar a reduzir a retenção de líquidos. Permitem a combinação de diversas frutas com vegetais, água de coco e chás diuréticos, potencializando seus efeitos.

Como desinchar rápido

  • Pratique atividades físicas
  • Evite ficar muito tempo sentado. A cada 1 hora faça uma caminhada leve para estimular a circulação dos membros inferiores
  • Evite ambientes muito quentes, eles aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo a retenção de líquidos
  • Mantenha as pernas elevadas para melhorar a circulação sanguínea e favorecer a eliminação dos líquidos
  • A drenagem linfática também pode ser adotada para diminuir a retenção de líquidos
  • Caso o inchaço não diminua, é indicado consultar um médico para avaliar problemas circulatórios e a necessidade do uso de medicamentos diuréticos

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