Dieta sem glúten – moda ou necessidade?

por Tiane Brites, do magraemergente.com

Todos os dias lemos nas redes sociais e revistas sobre o modismo da dieta sem glúten. Mas você sabe o que é glúten e porque ele é retirado do cardápio? O glúten é uma proteína que está presente nos cereais como trigo, cevada, centeio e em menores quantidades na aveia. A dieta sem glúten beneficia os portadores de Doença Celíaca que possuem uma intolerância imunológica ao glúten, devido a falta de dobras que ajudam na absorção dos nutrientes ingeridos.

Os sintomas como diarreia, emagrecimento acentuado, anemia, vômitos, dor abdominal, desnutrição e outros, podem sinalizar uma possível intolerância à essa proteína.

Lembrando que é muito importante ficar atento à lista de ingredientes do produto para que não haja desconforto desnecessário.

Através de alguns exames, o nutricionista pode detectar o nível da intolerância e, assim, determinar se é realmente necessária a exclusão total do glúten do cardápio.

Quem tem intolerância ao glúten tem certa dificuldade em equilibrar a alimentação, pois a maioria dos produtos no supermercado tem o glúten na lista de ingredientes ou então, comprar itens básicos com valores ainda surreais pelo simples fato de não conter o glúten na composição.

Aqui em casa, tenho uma máquina de fazer pão que estava encostada e resolvi usá-la para ter meu pãozinho sem glúten e quentinho todos os dias pela manhã. Mas se você não tiver a máquina, pode preparar a massa normalmente e levar ao forno, ok?

Para agilizar o preparo das minhas receitas, fiz um mix de farinha sem glúten que serve também para fazer pães, bolos, tortas e biscoitinhos.

farinha sem glúten

Receita de farinha sem glúten

Ingredientes
3 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de fécula de batata
2 colheres de sopa de CMC ou Goma Xantana

Modo de preparo
Misture tudo e guarde em um vidro bem fechado.

1) Essa mistura substitui a farinha de trigo no preparo de pães. Se não quiser preparar em casa, compre os ingredientes listados na receita abaixo.

2) O CMC é um Carboximetilcelulosesódica, um pozinho usado na culinária de quem não usa glúten. O CMC quando entra em contato com líquidos forma um gel. Esse gel age como espessante, emulsificante e aglutinante nas receitas. Encontra-se com facilidade nas lojas de festas e produtos naturais.

3) A goma xantana tem o mesmo objetivo do CMC, agindo como um espessante nas receitas.

 pão sem glúten

Receita do pão sem glúten

Ingredientes
2 ovos passados pela peneira
1 colher de sopa de vinagre de maçã
3 colheres de sopa de azeite ou óleo
1 xícara de 200ml de água morninha (aqueci por 30segundos no microondas)
250 ml de farinha de arroz
100 ml de polvilho doce
100 ml de amido de milho
1 colher de sal de café
1 colher de sopa cheia de açúcar
2 colheres de sopa cheia de chia
2 colheres de leite em pó
1 sachê (10g) de fermento biológico seco
1 colher de chá de CMC (espessante) ou Goma Xantana (eu uso o CMC)

 Modo de preparo
Misture tudo com uma espátula de silicone, coloque no recipiente da máquina de fazer pão e ligue no ciclo 6 ultrarrápido – MFP Mondial. Assim que der o sinal, retire o recipiente (cuidado para não se queimar), desenformei ainda quente e deixei esfriar um pouquinho para cortar.

Obs.: Fiz na panificadora, mas pode ser batido na batedeira por 3 minutos e assado no forno convencional.

E então, gostaram? O pão fica uma delícia e super fofinho! 😀

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.