Dieta zero carboidrato – entenda os perigos dessa dieta!

Dieta zero carboidrato

Em busca da perda de peso, muitas pessoas optam por cortar os carboidratos da dieta, já que eles, quando consumidos em quantidade maior do que o corpo necessita, são estocados em forma de gordura. Por isso, a dieta do carboidrato é tão famosa por prometer o emagrecimento rápido.

Entretanto, a dieta zero carboidrato não é eficaz porque boa parte do peso perdido consiste em água e massa magra, ou seja, pouca gordura é eliminada. Além disso, o carboidrato é essencial para o bom funcionamento do organismo, já que é responsável por fornecer energia e, consequentemente, permitir o funcionamento correto do cérebro, o crescimento muscular, além de dar disposição para as tarefas do dia a dia.

Outro problema relacionado com a dieta low carb é que, na maioria das vezes, o carboidrato é substituído por proteína. A dieta rica em proteínas costuma ser muito ácida e, consequentemente, deixa o ph do sangue muito ácido, podendo gerar diversas complicações como, a osteoporose. Conheça outros malefícios causados pela dieta zero carboidrato:

  • Falta de energia
  • Alterações no humor
  • Ansiedade
  • Baixa disposição para atividades diárias
  • Fraqueza muscular
  • Diminuição na capacidade de raciocínio
  • Sobrecarga da função renal pelo maior consumo de proteínas

É importante ressaltar, também, que a falta de carboidratos gera uma compulsão alimentar maior, uma vez que o corpo procura outras fontes de energia, mas cérebro necessita de glicose para realizar suas atividades (lembrando que o carboidrato, quando consumido, é transformado em glicose). Dessa forma, em longo prazo, a dieta sem carboidrato pode contribuir para o ganho de peso.

O correto, então, é consumir apenas a quantidade de carboidrato que o corpo necessita e dar preferência para os carboidratos com baixo índice glicêmico, ofertados por alimentos como arroz integral, massas integrais, mandioca, batata doce, inhame e algumas frutas e legumes.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!

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