Dietas da moda causam efeito sanfona

Efeito_sanfona_capa

Artigo de especialista – Rachel Rosina Zoccarato*

As dietas da moda têm sido largamente anunciadas pela mídia, mas é importante saber que o nosso organismo funciona por meio da oferta adequada de nutrientes, o que não é levado em consideração nessas dietas. O regime alimentar leva em conta a privação de calorias e a monotonia alimentar. Já o planejamento alimentar saudável visa adequar e equilibrar a alimentação como um todo.

A base de uma alimentação saudável passa por três importantes itens: qualidade alimentar, quantidade e variedade. É isso que um profissional de nutrição considera na hora de elaborar um planejamento alimentar calculado e personalizado de acordo com a necessidade nutricional de cada pessoa. Além disso, por serem muito restritivas, essas dietas podem levar à compulsão alimentar, ocasionando o efeito sanfona. Isso acontece quando o corpo se sente privado de nutrientes essenciais para o equilíbrio dos neurotransmissores.

Também não devemos nos esquecer de hábitos que vão além da própria alimentação, como é o caso da mastigação e hidratação. Como vemos, não é apenas a quantidade calórica que é importante, mas existe um conjunto de fatores que trabalham para que o emagrecimento ocorra da forma mais tranquila possível.

*Rachel Rosina Zoccarato é formada em Nutrição pela Universidade Bandeirante de São Paulo e Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituo de Ensino e Pesquisa Valéria Paschoal.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.