Saiba como dormir bem

Dormindo melhor

Ter uma boa noite de sono é muito importante para a saúde, já que neste período acontecem diversos processos metabólicos no organismo, como a consolidação da memória, manutenção da homeostase, reparação de tecidos, regulação da temperatura corporal e produção de hormônios.  Dormir de 6 a 8 horas por dia evita problemas como:

  • Obesidade
  • Mau funcionamento da tireoide
  • Problemas nos ciclos reprodutivos
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Perda de massa muscular
  • Impedimento da conservação da memória
  • Enfraquecimento da imunidade
  • Déficit de atenção
  • Leva ao envelhecimento precoce da nossa pele
  • Interfere na produção de insulina
  • Desregula a pressão arterial

Dormir emagrece?

Sim, dormir ajuda a emagrecer. Isso acontece porque durante o sono há a produção de hormônios que regulam a fome e o apetite. Além disso, uma noite mal dormida eleva o cortisol, hormônio que, entre outras funções, aumenta a vontade de comer. Diversos estudos apontam que a privação do sono pode ser um fator de risco para a obesidade, portanto, se o seu objetivo é emagrecer, tenha uma boa noite de sono.

Dicas para dormir bem

Diversos fatores influenciam na qualidade do sono, como estresse, ansiedade, alimentação e correria do dia a dia. Por isso, veja algumas dicas sobre como dormir bem.

Tente regular os seus horários

Crie o hábito de dormir e acordar sempre no mesmo horário. Só vá para a cama quando for realmente dormir.

Pratique exercícios físicos

A prática de atividades físicas é muito importante para a qualidade do sono. Mas evite malhar pouco tempo antes de ir dormir. O ideal é se exercitar antes do jantar e 3 horas antes de deitar.

Faça refeições mais leves à noite

Dormir com aquela sensação de “estômago pesado” faz com que a gente pegue no sono com muito mais dificuldade. Alguns alimentos também podem ajudar a ter uma boa noite de sono. Abacate, banana, cacau e maracujá são ricos em nutrientes relacionados com o relaxamento e bem-estar.

Evite dormir durante o dia

Tirar aquela soneca depois do almoço é bastante saudável, mas se passar de 15 minutos, ela acaba prejudicando o resto do dia e, consequentemente, o sono.

Durma em ambiente tranquilo

Um quarto confortável, sem ruídos e escuro faz toda a diferença na hora de dormir. Atenção à temperatura do ambiente, que deve ser agradável, não muito quente nem muito fria.

Chá para dormir

Alguns chás são ótimos aliados para uma boa noite de sono, pois fornecem propriedades calmantes e relaxantes. Os melhores chás para dormir são:

  • Chá de camomila
  • Chá de capim-limão
  • Chá de erva doce
  • Chá de maracujá
  • Chá de hortelã
  • Chá de melissa

Vale ressaltar que nem todo chá ajuda a relaxar. Os chás verde, branco, preto e mate possuem cafeína e, assim como o café, devem ser consumido até às 18 horas para não prejudicar o sono.

Aromaterapia para dormir

A aromaterapia também pode ajudar a dormir melhor. O óleo essencial de lavanda é excelente para relaxar e dormir. Coloque algumas gotinhas em difusores de ambiente no quarto, no banho de banheira ou misturados ao óleo de banho.

Se você perceber que já está deitado há mais de 40 minutos e o sono ainda nem deu sinal, não insista. Nessas horas, o indicado é levantar da cama e procurar alguma atividade relaxante. Não ligue a TV, nem mexa no computador ou celular, pois pode atrapalhar ainda mais o sono. A luz emitida por esses aparelhos inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono.

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