Engordou na quarentena? Veja dicas para uma rotina saudável

Engordou na quarentena? Veja dicas para uma rotina saudável

A impossibilidade do convívio social mudou hábitos de consumo, que até então eram esporádicos para diários, ou seja, aumentou o número de pessoas consumindo álcool com maior frequência durante a semana, pedidos de lanches e comidas através de aplicativos, consumo aumentado de doces e açúcares, além da ausência/redução da atividade física.

Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) os casos de depressão no Brasil aumentaram mais de 90% e os casos de ansiedade praticamente dobraram nos primeiros meses da pandemia, em 2020.

Dados estes, que estão também correlacionados ao aumento da compulsão e transtornos alimentares, além do sobrepeso. 

Resultado de tudo isso? Alguns quilos a mais na balança e uma rotina de alimentação sem direcionamento, mas, não se preocupe! Escrevemos aqui algumas estratégias que vão te ajudar, não somente na perda de peso, mas também na construção de uma rotina de alimentação saudável. Confira!

Foco na hidratação

Uma ótima forma de começar e/ou retomar uma rotina saudável, é introduzindo o consumo de água. 

Consuma pelo menos 2l de água por dia e ao garantir um corpo muito bem hidratado, podemos controlar a fome, estresse e melhorar a nossa consciência. Além de garantir adequada absorção de nutrientes, saúde da pele, intestino e outros órgãos.

Descasque mais e desembale menos

Vá introduzindo alimentos in natura e reduzindo alimentos processados, industrializados. Por exemplo: troque o suco de caixinha, pelo suco feito da fruta; troque comida prontas, por comidas feitas em casa. 

Prepare seus legumes, seu arroz e seu feijão. Busque e acrescente alimentos integrais que te darão mais saciedade e te ajudarão no controle da fome, como arroz e pão integral, frutas, verduras e legumes.

Gorduras do bem

O consumo de boas gorduras também são super bem-vindas para ajudar no controle da fome e saúde do coração, por exemplo. 

Então, adicione castanhas em suas saladas e/ou lanches intermediários, abacate em saladas ou do tipo guacamole. Azeite de oliva extra virgem e manteiga Ghee também são opções interessantes.

Reduza o consumo de açúcar refinado

Vá reduzindo semanalmente o consumo de doces, bolos e açúcares. Tente iniciar reduzindo a quantidade e depois vá trocando por opções de doces mais saudáveis, até que não se torne mais dependente do paladar doce. 

Um passo de cada vez, mas sempre com consciência e menos restrições.

Não esqueça dos exercícios

Além da alimentação, sempre que puder, pratique algum exercício físico. É muito importante para o corpo e para mente, auxilia no emagrecimento, sono, saúde do coração e intestino, por exemplo.

Um pequeno passo, e em pouco tempo, uma nova rotina pode ser construída. Sem neuras, é possível. Vá aos poucos.

Referências: 

einstein.br/noticias/noticia/como-fazer-trocas-saudaveis-na-hora-de-cozinhar-e-comer

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