Exercícios para emagrecer

Exercício bicicleta

Já passamos do meio do ano e você ainda não cumpriu aquela promessa de Réveillon para entrar em uma academia ou, simplesmente, manter uma vida saudável praticando atividades físicas? Mas ainda está em tempo de sair do sedentarismo e alcançar o shape dos seus sonhos, tudo dependerá apenas da sua dedicação e força de vontade.

O grande objetivo de homens e mulheres que estão insatisfeitos com a sua forma física é se livrar das indesejáveis gordurinhas localizadas, para isso não existe nenhuma formula mágica, apenas pratica diária de atividades físicas agregada a uma reeducação alimentar.

Não é possível queimar gordura em apenas uma região do corpo, muitas pessoas que desconhecem essa informação acabam desistindo de praticar exercícios por não terem paciência para esperar os resultados aparecerem. Através dos exercícios, a gordura corporal em excesso será eliminada por um todo e, consequentemente, a região que você deseja tonificar será alcançada. Alimentação balanceada e saudável aliada à prática diária de atividades físicas contribui para você obter resultados mais eficazes.

Exercícios para perder peso

Corrida: é considerada um dos exercícios mais eficientes para perda de peso, em 1 hora de corrida é possível perder, em média, 900 calorias. A corrida se tornou uma atividade muito popular por ser um esporte de baixo custo e que depende apenas da disposição do seu praticante, sendo ideal para as pessoas que possuem pouco tempo para praticar exercícios. Caso você esteja muito acima do seu peso, o ideal é começar fazendo uma caminhada, a medida que for perdendo peso comece a correr pequenas distâncias para que a articulação do joelho não sofra grandes impactos.

Spinning: uma das atividades mais recomendadas e concorridas nas academias, o spinning também contribui para uma grande perda de calorias, entre 600 a 900. Um excelente exercício para emagrecer, tonificar a musculatura das pernas e perder gordura abdominal. Para quem não conhece, o spinning é uma atividade realizada em bicicletas ergométricas, parecidas com as que os ciclistas de alta perfomance usam para correr. A aula dura em torno de 45 minutos a 1 hora, e o ritmo das pedaladas é ditado por um animado repertório musical escolhido pelo professor.

Natação: a natação é considerada um dos esportes mais completos, pois trabalha toda a musculatura do corpo. O esporte é ideal para pessoas com algum problema nas articulações, que devem evitar atividades que provoquem impacto e necessitam praticar exercícios para perder peso. Em uma hora de aula de natação o aluno pode perder até 500 calorias.

Hidroginástica: a atividade é recomendada para pessoas de todas as idades, inclusive as sedentárias que nunca praticaram nenhum tipo de atividade física. Em média, em 1 hora de aula de hidroginástica, o aluno pode perder em torno de 400 calorias. A perda de caloria depende da intensidade imposta no treino, o uso de materiais para auxiliarem no aumento da resistência da água é importante para quem deseja intensificar a perda de peso e potencializar o aumento de tônus muscular. Os acessórios, como halteres, flutuador, caneleiras e palmar contribuem para que o aluno faça um maior esforço durante o exercício, aumentando o gasto calórico e colaborando para a perda de peso e tonificação muscular.

Bicicleta: pedalar, assim como a corrida, é um excelente exercício para emagrecer rápido e ideal para pessoas com pouco tempo para a prática de atividades físicas, mas que precisam manter a forma. O exercício é bastante eficaz para a definição abdominal, e 1 hora de atividades na bike significa a perda de aproximadamente 300 calorias.

Muay Thai: as lutas também são consideradas uma excelente opção para quem deseja perder peso e entrar em forma de maneira rápida e saudável. O Muay Thai tem se popularizado entre os freqüentadores de academia por se tratar de uma luta que, além de ajudar a emagrecer, define o corpo, em 1 hora de aula o aluno pode perder até mil calorias. Durante as aulas de Muay Thai, diversos grupamentos musculares são exercitados, fortalecendo braços, abdômen, ombros e costas. A luta mistura em seus exercícios atividades técnicas e aeróbicas que exigem um esforço intenso dos seus praticantes, e o resultado é um corpo forte e torneado, o que é ótimo para quem deseja emagrecer e ficar com o shape em dia.

Em apenas três aulas da luta o praticante pode perder até 7 quilos. No entanto, sempre é importante ressaltar que apenas a atividade física não faz milagre para colocar você em forma, uma alimentação balanceada e saudável é fundamental para obter resultados de maneira rápida e eficaz.

Entre todos esses benefícios que falamos anteriormente, o Muay Thai também contribui para o aumento da resistência cardiovascular, melhora o condicionamento físico e a coordenação motora.

Como emagrecer rápido na academia

Na academia, os exercícios aeróbicos (esteira, bicicleta e transport) devem ser feitos em conjunto com a musculação para favorecer ainda mais a hipertrofia e enrijecer a musculatura, evitando a flacidez.

Divida a sua série entre exercícios aeróbicos e exercícios de musculação, procure manter uma freqüência de treinos de pelo menos três vezes na semana, já que a periodicidade das atividades é fundamental para um rápido resultado.

Um importante fator determinante para a queima de calorias nos exercícios da academia é manter uma rotina diária de exercícios de pelo menos 1 hora, mantendo sempre a sua freqüência cardíaca dentro do limite ideal aproximadamente 80% da capacidade máxima. Esse condicionamento será alcançado com o tempo, a medida que o seu corpo esteja treinado e adaptado à nova rotina de atividades.

Como avaliar a frequência cardíaca ideal para perda de peso

A frequência cardíaca (FC) ideal para se obter uma queima de caloria eficaz e emagrecer durante o treino é de 60 a 75% da freqüência cardíaca máxima, variando de acordo com a idade da pessoa. O treino com essa intensidade, além de melhorar o condicionamento físico por usar a gordura como combustível para realização das atividades, acaba contribuindo para a perda de peso.

Quem tem o objetivo de emagrecer com exercícios deve saber, antes de começar a atividade, qual a FC ideal necessária para ser mantida durante todo o treino. Também é importante procurar um médico para uma avaliação detalhada sobre a sua saúde, fazer um eletrocardiograma é necessário para saber se você possui algum histórico de problemas cardíacos familiares ou arritmia que restrinja a prática de atividades desse gênero.

Em lojas esportivas, é possível encontrar um aparelho parecido com um relógio chamado de frequencímetro. Ele ajuda o atleta a manter os seus batimentos cardíacos constantes durante todo o treino, e alguns frequencímetros podem ser programados para emitir um sinal sonoro toda vez que o atleta estiver se exercitando abaixo da FC ideal.

Saiba como calcular o frequência cardíaca

Homens: 220 menos a idade e depois multiplicar o resultado por 0,60 e 0,75.

Mulheres: 226 menos a idade e depois multiplicar o resultado por 0,60 e 0,75.

Exemplo de cálculo em um homem de 40 anos de idade:

220-40=180 / 180×0,60= 108 – FC mínima ideal para o processo de emagrecimento

220-40=180/180×0,75=135 – FC máxima ideal para o processo de emagrecimento

Antes de começar a praticar essas dicas de treinos para emagrecer, agende um check-up com o seu médico e, após a sua liberação, escolha a atividade que mais lhe agrade e foque no seu objetivo. Lembrando que nada irá acontecer da noite para o dia, sua meta será alcançada com muita persistência, motivação e força de vontade.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.