Exercícios que podem substituir a corrida

Exercícios que podem substituir a corrida

Correr é uma atividade física mas nem todo mundo gosta ou pode fazer esse exercício. Então será que existe outros exercícios que possam substituir a corrida? 

Os benefícios da corrida

Gostaria primeiro de começar esclarecendo os benefícios da corrida. Caso você não corra por simplesmente não gostar, talvez possa pensar melhor e acrescentar esse exercício no seu treinamento algumas vezes. 

A corrida é uma atividade natural, simples e barata, o que torna ela bastante acessível. Esses três fatores fazem da corrida uma das atividades mais praticadas no mundo. E tem mais benefícios: 

  • Queima de gordura: a corrida consome gordura como fonte de energia. Uma enzima chamada lipase quebra a gordura para se transformar em energia, para a saúde
  • Diminui o colesterol ruim: o LDL e o triglicérides são ambos responsáveis pela formação da placa de ateroma e é muito importante mantê-los dentro dos parâmetros. Sua diminuição torna os vasos e as artérias muito mais saudáveis e eficientes. 
  • Hipertrofia do coração: o corredor aumenta o tamanho do coração (chamado de hipertrofia excêntrica), o número de artérias e de hemácias (glóbulos vermelhos) e isso aumenta a quantidade de sangue e, consequentemente, a quantidade de nutrientes e oxigênio para as células musculares.
  • Diminuição da pressão arterial: Um coração mais forte, com mais artérias e maior eficiência faz com que a pressão arterial diminua, reduzindo o risco de doenças cardíacas. 
  • Diminuição do risco de osteoporose:  a corrida, por ser um esporte de impacto, provoca um aumento de massa óssea e assim previne e ajuda no tratamento da osteoporose.

Esses são alguns benefícios que podem ser facilmente percebidos na corrida. Ainda assim, a maioria desses benefícios podem ser identificados em exercícios aeróbios, ou seja, exercícios que usam o oxigênio como fonte de energia. 

Exercícios que podem substituir a corrida

Abaixo eu separei alguns exercícios com predominância aeróbica, ou seja, usa o mesmo sistema metabólico para produzir energia para os músculos. 

Busquei exercícios sem aparelhos, afinal você poderia facilmente substituir a corrida por natação ou bike, por exemplo, e teria vários dos benefícios citados acima, mas também não é todo mundo que tem uma bicicleta e uma piscina disponível facilmente. Além de perder os três principais fatores de atrair a corrida: natural, simples e barato. 

Coloquei dois exercícios com predominância de resistência. Claro que se você fizer rápido será como um treino de “tiro”, o famoso sprint, uma corrida muita rápida num intervalo muito curto de tempo. 

Vamos para os exercícios: 

Corda

Pular corda é um excelente exercício para substituir a corrida, na verdade é ótimo até para complementar seu treino de corrida pois melhora o condicionamento e a coordenação motora. 

Além disso traz todos os benefícios da corrida. Mas talvez você não saiba ou tenha dificuldade de pular corda, então separei um vídeo abaixo para te ajudar. 

https://www.youtube.com/embed/wihezamcrj0

Polichinelo

Esse exercício é bem conhecido e muito usado para aquecimento corporal. Eu costumo substituir a corrida por esse exercício quando o local do treino é pequeno, como em uma sala por exemplo. 

Terá os mesmo benefícios que a corrida, mas confesso que esse exercício pode ser bem monótono e por isso uma boa opção é combinar com outros exercícios. 

Burpee 

Coloquei esse exercício pois quando feito bem rápido, a necessidade cardiorespiratória se assemelha com um sprint na corrida. 

Aquele treino intervalado onde você corre por alguns minutos e depois precisa correr bem rápido por 30 segundos, pode ser substituído facilmente pela sequência de polichinelo com burpee

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*Renato Santiago é bacharel em Educação Física, pós-graduado em Marketing e Administração Esportiva, personal trainer e fundador da Hora do Treino

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