Fuja da dieta da moda para emagrecer

Veja os malefícios das dietas da moda

Quem nunca aderiu ou conhece alguém que já aderiu aquelas dietas pra emagrecer rápido? Tem dieta inventada de tudo que é jeito: dieta do abacaxi, dieta da sopa, dieta do carboidrato. Porém, o que os adeptos das dietas malucas da moda não sabem é que correm o risco de cortar nutrientes essenciais para o corpo. E quanto maior a variedade de alimentos, maior a oferta de nutrientes, um fator importante para o processo de emagrecimento e também para a saúde.

Além disso, uma dieta muito restritiva não consegue se manter por muito tempo. Ao seguir um regime para perder peso muito restrito, as chances de aumentar a compulsão alimentar são maiores. “Ao seguir uma dieta que restringe determinados grupos de alimentos, como os carboidratos, ou em que a pessoa passa fome, a compulsão alimentar aumenta, é uma resposta natural do organismo”, explica a nutricionista Carolina Arbache.

Ainda segundo a nutricionista, não existem alimentos, produtos, dietas ou exercícios milagrosos, é tudo um conjunto de fatores que leva a um determinado objetivo. “As pessoas também se esquecem da individualidade de cada organismo, nem sempre o que é funciona para um vai funcionar para outro”, orienta.

Diminuir muito a oferta de nutrientes e minerais no cardápio pode trazer prejuízos para a saúde, como anemia, queda do açúcar no sangue, compulsão alimentar, sonolência, câimbras musculares, queda de cabelo, unhas fracas e até acaba dificultando a perda de peso por deixar o metabolismo mais lento.



Cada um com a sua dieta

Cada detalhe de uma dieta foi planejado por um nutricionista e pensado exclusivamente para aquela pessoa. “É importante entender também que quando se fala na efetividade de uma dieta para emagrecer é preciso saber a verdadeira causa do excesso de peso, que pode ocorrer por diversos motivos como ansiedade, desequilíbrio de vitaminas e desequilíbrios hormonais”, explica Carolina.

Quais são os perigos da dieta da moda para emagrecer rápido?

Só porque uma pessoa disse na internet que perdeu peso com essa ou aquela dieta ou técnica, não significa que você irá perder também ou que esse método é saudável.

Acompanhamento com profissional

Então, você se pergunta: como é possível emagrecer definitivamente em pouco tempo? O mais importante para obter sucesso no processo de emagrecimento é procurar a ajuda de um nutricionista, que tem o papel de entender as demandas de cada organismo e traçar um plano alimentar individualizado. “Um plano alimentar adequado deve ser planejado de acordo com a individualidade bioquímica de cada um, muito mais do que respeitar às preferências e estilo de vida, uma dieta ideal deve respeitar a individualidade bioquímica de cada organismo”, finaliza Carolina.

Por isso, a reeducação alimentar é muito mais eficaz do que qualquer dieta com prazo para terminar. Quando mudamos o nosso hábito alimentar, as mudanças no organismo são definitivas. Dessa forma, não é necessário seguir uma dieta muito restritiva, basta achar o equilíbrio e aprender quando e como comer.



Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.