Essa dúvida é bastante comum e aflige muita gente. Diversas pessoas têm medo de não conseguirem retomar a dieta ou de ter recuperado todo o peso perdido antes. O importante, nesta situação, é a consciência de que o retorno aos bons hábitos é importante para o alcance dos objetivos traçados inicialmente.
Confira 7 dicas para ajudar a retomar hábitos de vida saudáveis após furar a dieta.
Dê o primeiro passo: recomece
Nada foi perdido, mas precisa ser retomado. Uma boa estratégia é recomeçar eliminando os alimentos que não fazem parte do seu plano alimentar saudável, como:
- Farinha branca
- Doces
- Refrigerantes
- Álcool
Faça trocas saudáveis
Retire-os do seu dia a dia e faça substituições saudáveis, veja alguns exemplos de trocas:
- Farinha branca por farinha de trigo integral
- Refrigerante por chá gelado ou água com gás e limão espremido
- Doces por frutas frescas
Inclua antioxidantes na alimentação
Outra ótima estratégia é apostar em folhas verdes escuras como a couve, espinafre, rúcula, brócolis e agrião, porque são fontes de do antioxidante clorofila, importantíssimo para o processo de eliminação de toxinas do organismo, promovendo o que chamamos de detox. O suco verde, pela manhã pode ser adicionado à rotina.
Se organize!
É importante manter horários específicos para cada refeição, assim como se sentar à mesa sem o celular e a TV ligada.
Mantenha o foco na mastigação e de preferência, evite o consumo de líquidos durante a refeição para que não atrapalhe o processo de digestão.
Mantenha-se hidratado
A hidratação vai ser muito importante nesta retomada. Se hidrate com bastante água o dia todo e também aproveite os benefícios dos chás, principalmente os diuréticos que ajudam na redução do inchaço, como: cavalinha, carqueja, hibisco e chá verde.
Aposte em alimentos com ação anti-inflamatória
Outra grande dica para reduzir a inflamação é apostar em alimentos com efeito anti-inflamatório, que vão ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço, causados pela alimentação irregular. São exemplos:
- Canela: pode ser consumida em pó ou em pau na forma de chá
- Gengibre: pode ser usado como tempero ou como chá nos intervalos das refeições
- Pimenta caiena: pode ser consumida no shot ou nos ovos mexidos do café da manhã com a finalidade de aumentar a temperatura corporal e auxiliar no emagrecimento
Mexa-se
Não se esqueça dos exercícios físicos. Quando “furamos” a dieta, acabamos ganhando alguns quilinhos indesejados, muitas vezes por conta do inchaço e retenção.
Além do cuidado com a alimentação, praticar algum exercício ajuda muito na retomada do peso, redução do inchaço, qualidade do sono, energia e disposição e ainda mantém o organismo ativo para continuar perdendo peso.
Viu só como é possível retomar a rotina de alimentação saudável sem desespero? O importante é retomar, mesmo que seja aos poucos. Se organize e comece. Em poucos tempos, os resultados vão voltar a aparecer.
Deixe um comentário