Furei a dieta e agora?

Furei a dieta e agora?

Essa dúvida é bastante comum e aflige muita gente. Diversas pessoas têm medo de não conseguirem retomar a dieta ou de ter recuperado todo o peso perdido antes. O importante, nesta situação, é a consciência de que o retorno aos bons hábitos é importante para o alcance dos objetivos traçados inicialmente.

Confira 7 dicas para ajudar a retomar hábitos de vida saudáveis após furar a dieta.

Dê o primeiro passo: recomece

Nada foi perdido, mas precisa ser retomado. Uma boa estratégia é recomeçar eliminando os alimentos que não fazem parte do seu plano alimentar saudável, como: 

  • Farinha branca
  • Doces
  • Refrigerantes
  • Álcool 

Faça trocas saudáveis

Retire-os do seu dia a dia e faça substituições saudáveis, veja alguns exemplos de trocas: 

  • Farinha branca por farinha de trigo integral
  • Refrigerante por chá gelado ou água com gás e limão espremido
  • Doces por frutas frescas

Inclua antioxidantes na alimentação

Outra ótima estratégia é apostar em folhas verdes escuras como a couve, espinafre, rúcula, brócolis e agrião, porque são fontes de do antioxidante clorofila, importantíssimo para o processo de eliminação de toxinas do organismo, promovendo o que chamamos de detox. O suco verde, pela manhã pode ser adicionado à rotina.

Se organize! 

É importante manter horários específicos para cada refeição, assim como se sentar à mesa sem o celular e a TV ligada. 

Mantenha o foco na mastigação e de preferência, evite o consumo de líquidos durante a refeição para que não atrapalhe o processo de digestão. 

Mantenha-se hidratado

A hidratação vai ser muito importante nesta retomada. Se hidrate com bastante água o dia todo e também aproveite os benefícios dos chás, principalmente os diuréticos que ajudam na redução do inchaço, como: cavalinha, carqueja, hibisco e chá verde

Aposte em alimentos com ação anti-inflamatória

Outra grande dica para reduzir a inflamação é apostar em alimentos com efeito anti-inflamatório, que vão ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço, causados pela alimentação irregular. São exemplos: 

  • Canela: pode ser consumida em pó ou em pau na forma de chá
  • Gengibre: pode ser usado como tempero ou como chá nos intervalos das refeições
  • Pimenta caiena:  pode ser consumida no shot ou nos ovos mexidos do café da manhã com a finalidade de aumentar a temperatura corporal e auxiliar no emagrecimento

Mexa-se

Não se esqueça dos exercícios físicos. Quando “furamos” a dieta, acabamos ganhando alguns quilinhos indesejados, muitas vezes por conta do inchaço e retenção. 

Além do cuidado com a alimentação, praticar algum exercício ajuda muito na retomada do peso, redução do inchaço, qualidade do sono, energia e disposição e ainda mantém o organismo ativo para continuar perdendo peso.

Viu só como é possível retomar a rotina de alimentação saudável sem desespero? O importante é retomar, mesmo que seja aos poucos. Se organize e comece. Em poucos tempos, os resultados vão voltar a aparecer.

Referência:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000200008#:~:text=Os%20autores%20conclu%C3%ADram%20que%20o,de%20gordura%2C%20ou%20por%20ambas.

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