Garam masala: conheça este tempero indiano

Garam masala

O que é garam masala?

Garam masala é uma mistura de especiarias moídas muito utilizada em receitas indianas, assim como na culinária de outros países do sul da Ásia. A composição da masala varia de região para região mas, de maneira geral, apresenta um sabor forte e característico.

De que é feito o garam masala?

Não existe uma única receita desse tempero indiano, mas os ingredientes mais comuns na sua preparação são grãos de pimenta (branca e preta), cravo, louro, cominho, canela, cardamomos, noz-moscada, anis e sementes de coentro. Em alguns locais, acrescentam-se ervas, em outros também se incluem alho, cebola e alguns frutos secos. Também pode-se adicionar à mistura seca um pouco de água, vinagre ou outros líquidos para formar uma pasta.  As quantidades de cada ingrediente também são bastante variadas.

Garam masala emagrece?

O tempero masala é termogênico, ou seja, sua composição leva ingredientes que aceleram o metabolismo (como a canela e o gengibre), aumentando o gasto calórico. Nesse sentido, pode sim contribuir para perda de peso, embora a quantidade de cada ingrediente utilizada nas preparações seja pequena.



Garam masala: receita

Não basta reunir várias especiarias e misturá-las. No garam masala indiano, elas são levadas ao fogo para liberarem melhor seus aromas e sabores. Confira aqui como fazer o seu garam masala com especiarias indianas.

Ingredientes:

1 canela em pau

1 colher (chá) de açafrão

1 colher (chá) de cravo

1 colher (chá) de noz-moscada

10g de semente de noz-moscada moída

15g de gengibre seco

2 colheres (sopa) de pimenta preta

2 colheres (sopa) de semente de cardamomo

2 colheres (sopa) de semente de cominho

2 colheres (sopa) de semente de coentro

3 anises-estrelados

3 folhas de louro

Modo de preparo

Quebre a canela em pedaços pequenos e coloque-a em uma frigideira. Acrescente os demais ingredientes, com exceção do açafrão e da noz-moscada. Leve ao fogo para tostar por alguns minutos, mexendo sempre para que não queimem. Retire do fogo, espere esfriar e coloque tudo em um processador ou moedor. Processe até obter um pó bem fininho. Acrescente a noz-moscada e o açafrão e misture. Guarde em local seco e fresco, protegido da luz.



Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.