Goma xantana e Goma guar: Quais os benefícios?

Goma xantana e Goma guar: Quais os benefícios?

Você já leu em algum rótulo, lá nos ingredientes esses nomes e se perguntou o que eram? A Goma xantana e a Goma guar podem ser usadas na alimentação, em cosméticos, até em medicamentos e possuem vários benefícios a saúde. A seguir vamos descobrir o que elas são e as maneiras de utilização.

Goma xantana e Goma guar: Fibras solúveis

A goma guar é uma fibra extraída de uma planta originária da Índia e do Paquistão, chamada Cyamopsis tetragonolobus. É um tipo de polissacarídeo que pertence à classe das fibras solúveis, ou seja, aquelas que não são absorvidas pelo organismo e quando chegam no intestino grosso, são fermentadas pelas bactérias da flora intestinal.

Uma das principais funções da goma guar é a de se tornar um gel viscoso quando entra em contato com a água, podendo ser utilizada em diferentes produtos, seja como espessante ou fibra alimentar em dietas.

A goma xantana, assim como a guar, é uma fibra solúvel, obtida através do processo de fermentação de açúcares simples, feito por bactérias Xanthomonas campestris, por isso leva esse nome. Ganhou popularidade devido ao crescimento das pessoas que adotaram dietas sem glúten, devido a sua consistência pegajosa, que pode ser um substituto.

Afinal, para que serve e como utilizar?

Ambas são muito utilizadas na indústria alimentícia e de bebidas, você provavelmente vai encontrá-la em produtos de panificação, lácteos e em sorvetes.

A goma guar usada em produtos de panificação ou similares, evita que o alimento perca água para o ambiente e assim preserva suas características, evitando que perca textura e sofra alteração de sabor.

Além de preservar as características físicas, a goma guar também aumenta a quantidade de fibras dos produtos, por isso geralmente é utilizada na fabricação de shakes dietéticos, já que aumenta a sensação de saciedade e pode auxiliar no processo de emagrecimento, mas cuidado, se consumida em excesso a goma guar pode ter efeito laxativo.

A goma xantana será mais encontrada em lácteos e sorvetes, pois como um estabilizante, ela faz com que os ingredientes se misturem melhor, se o produto for congelado, impede que seus ingredientes se separem. Em sorvetes, evita que cristais de gelo se formem.

Benefícios do consumo

O consumo de ambas gomas, pode contribuir para a normalização do trânsito intestinal e por isso também é benéfica para pessoas portadoras da Síndrome do Intestino Irritável, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, pois retarda sua absorção pelo organismo, além da redução do apetite devido à maior sensação de saciedade.

Para quem sofre com a doença celíaca, a goma xantana pode ser um bom substituto do glúten, já que seus efeitos são similares a ele quando utilizada em preparações, como por exemplo, em bolos.

Goma xantana: contra-indicações

Não existe um risco associado ao consumo dessas gomas, no geral alimentos industrializados possuem quantidades seguras em sua composição, mas é importante reforçar a ingestão de água, que auxilia as fibras a desempenharem seu papel. É importante reforçar que caso queira incluir essa fibra natural na dieta, sempre procure orientação de um médico ou nutricionista.

SHOPPING NATUE

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.