Graviola: Benefícios e Propriedades

Graviola: Benefícios e Propriedades

O que é a Graviola?

A Graviola (Annona muricata L.), também conhecida como: jaca do Pará, araticum manso, jaca de pobre e coração de rainha. É uma fruta com casca verde escura, fina e com “espinhos”, em seu interior há sementes pretas envoltas por uma polpa branca de sabor adocicado e levemente ácido com aroma característico e agradável. 

Ela cresce em árvores de 5 a 8 metros de altura, em locais de clima quente e úmido, sendo cultivada principalmente na região nordeste do Brasil, como: Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e em algumas regiões do Centro-oeste.

Quais os benefícios da Graviola?

Desde antigamente suas folhas e polpa são utilizadas por indígenas por apresentar propriedades medicinais. Isso possibilitou a realização de estudos para comprovar seus benefícios no corpo humano.

A graviola é rica em nutrientes como: fibras, vitamina C, A, B, potássio, cálcio e magnésio. Além de outros compostos como: flavonoides e taninos.

Confira os benefícios da graviola:  

  • Ação antioxidante: a presença de flavonoides e de vitamina C, ajudam no combate dos radicais livres, na manutenção das células e evitam o envelhecimento precoce.
  • Anti-inflamatória: a presença de taninos e flavonoides auxiliam na diminuição de substâncias inflamatórias. Além disso, junto com a vitamina C há a melhora do processo de cicatrização de ferimentos.
  • Ação antiparasitária: o consumo de suas sementes esmagadas demonstrou em estudos combater parasitas intestinais.
  • Proteção gástrica: as folhas de graviola demonstraram possuir ação de proteção da mucosa gástrica, auxiliando no tratamento de úlceras.
  • Melhora a função intestinal: a presença de fibras junto com a ingestão de água estimula o trânsito intestinal, evitando a constipação. Além disso, elas proporcionam maior sensação de saciedade.  

A graviola também é rica em potássio, um dos principais minerais do interior das nossas células. Quando ingerido em quantidades adequadas auxilia no processo de contração muscular e no controle da pressão arterial.

Graviola cura o Câncer?

As folhas da graviola possuem uma substância chamada “acetogenina”, que vem demonstrando em alguns estudos a função de “destruir” e evitar a proliferação das células cancerígenas.

Entretanto, o Ministério da saúde alerta que ainda não há comprovação científica do uso da graviola para o tratamento do câncer. Sendo necessário mais estudos em humanos que comprovem essa função no organismo.

 Além disso, para possuir uma vida saudável e evitar doenças, como o câncer, recomenda-se que as pessoas parem de fumar, pratiquem atividades físicas regularmente e tenham uma alimentação saudável.

Como consumir a Graviola?

Além de deliciosa, a graviola é muito versátil, pode ser consumida in natura ou ser utilizada em outras preparações. Veja a seguir:

Suco de polpa de Graviola:

Ingredientes:

  • 100g de polpa de graviola congelada (ou 400g de graviola in natura)
  • 250ml de água (ou leite)
  • Stévia ou adoçante a gosto

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva-se.

*Dica: congele esse suco em potinhos para fazer sorvete de graviola.

Mousse de graviola:

Ingredientes:

  • 500g de polpa de graviola
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor
  • 250ml de água

Modo de preparo: Hidrate a gelatina segundo as recomendações da embalagem. Bata tudo no liquidificador, coloque em uma vasilha e leve à geladeira por 5 horas. 

Veja + 5 receitas de mousses saudáveis

Chá de graviola:

Ingredientes:

  • 500ml de água
  • 5g de folhas secas de graviola

Modo de preparo: Após ferver a água, desligue o fogo e coloque as folhas. Aguarde por 10 minutos, coe o chá em uma xícara e sirva-se. 

Contraindicações do consumo de chá de graviola

O uso do chá de graviola é contraindicado para gestantes, pois pode levar ao parto prematuro ou aborto. 

O consumo da fruta e do chá não são recomendados para pacientes com insuficiência renal crônica, devido à alta quantidade de potássio. 

REFERÊNCIAS

http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/321387/1/Moraes_IngridVieiraMachadode_D.pdf 

https://www.mdpi.com/1422-0067/16/7/15625/htm

https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/84710/1/PDF%20FINAL%20Ana%20Soeiro%20%282%29.pdf

http://www.saude.gov.br/fakenews/44462-cha-de-folhas-de-graviola-cura-o-cancer-fake-news

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.