Hábitos saudáveis para o próximo ano

Hábitos saudáveis para o próximo ano

É sempre tempo para começar e recomeçar. É sempre tempo para construir algo novo. Que tal começar com a construção de hábitos mais saudáveis para sua vida?

Hábitos, bons e ruins, são criados de uma forma bem simples e levam em consideração: uma ação realizada em um contexto, repetidamente e com a visibilidade de um resultado positivo. Deixe-me te explicar melhor, exemplo: Nadar às terças e quintas na academia, durante 3 meses, para perda de peso e melhorar a respiração. Viu só? Uma ação realizada várias e várias vezes, dentro de um contexto/local e com um objetivo/resultado esperado. É assim que criamos hábitos.

Agora que você já aprendeu como construí-los, elencamos alguns hábitos saudáveis para iniciar no próximo ano, confira!

Beba mais água 

Superimportante para hidratação da pele, nutrição das células, raciocínio e saúde cerebral, além de contribuir com o equilíbrio da pressão e diminuir a retenção de líquidos.

Comece a praticar algum exercício físico

Inicie algum tipo de exercício físico, além de contribuir com a perda de peso e o emagrecimento, contribuir com a melhora da respiração, circulação sanguínea, raciocínio e memória, além da possível melhora da qualidade do sono.

Consuma pelo menos 2 frutas ao dia

Frutas são ricas em diversos nutrientes, incluindo vitaminas, minerais, bons carboidratos, água e fibras. Contribuem com a saciedade e estão muito relacionadas com a saúde imunológica e com a saúde intestinal.

Introduza cereais integrais em pelo menos 2 refeições do dia 

Cereais integrais são fontes ricas de fibras, principalmente aquelas do tipo solúvel, que são fibras importantes para o equilíbrio e saúde do intestino. Também atuam no controle da fome e dos níveis adequados de açúcar e gordura no sangue.

Consuma chás 

São inúmeras as opções de chás/fitoterápicos que existem e seus benefícios também são diversos. Chás podem contribuir com a redução da glicose no sangue (chá de canela), redução do inchaço (hibisco e carqueja), auxílio no emagrecimento (chá verde) e também podem atuar na melhora do sono (camomila e jasmim).

Medite ou faça outras atividades de lazer 

Busque atividades que te tragam a sensação de prazer e bem-estar, proporcionando felicidade e sensação de relaxamento. Meditação é uma opção bastante interessante para equilíbrio do cérebro e da mente, mas também do corpo. Outras atividades podem também contribuir, como: pintar, cantar, desenhar, escrever e etc.

Sendo assim, vá adicionando, mesmo que aos poucos, hábitos saudáveis em sua rotina de alimentação e de vida. Busque sempre o melhor para si e para o seu corpo.

Referências:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2019000700060&script=sci_arttext&tlng=pt

https://www.scielo.br/pdf/csp/v25n4/10.pdf

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