O kombucha e seus benefícios à saúde vêm sendo discutidos e a busca por essa bebida probiótica, originada no Oriente, é crescente. Considerado o elixir da saúde por ser um produto natural obtido através da fermentação do chá verde, preto ou mate adoçado.
Confira as principais ações, propriedades e benefícios dessa bebida à saúde!
Tendência no mercado
De acordo com o projeto Brasil Food Trends 2020, a tendência “saudabilidade e bem-estar” vem estimulando a busca pelo consumo de alimentos funcionais que beneficiem a saúde física, mental e patológica.
O desempenho deste estilo de vida é identificado pelo número de buscas desses produtos no mercado brasileiro, como por exemplo a procura pelo Kombucha, que tem ações importantes para a saúde, como:
- Antioxidante
- Antimicrobiana
- Anti-hiperglicêmico
- Anti-hiperlipêmico.
Os benefícios identificados no Kombucha até hoje são baseados em observações pessoais e depoimentos, além de poucos estudos ainda realizados.
Propriedades da fermentação com Chá Verde, Preto e Mate
A infusão dos chás adoçados com o açúcar, que é o substrato do kombucha promovem a fermentação. Com isto, os compostos diferenciais intensificam o sabor e colaboram com os benefícios.
- Chá Verde: Derivado das folhas frescas da planta Camellia Sinenses rico em compostos com atividades funcionais.
- Chá Preto: Derivado das folhas envelhecidas e fermentação da Camellia Sinenses.
- Chá Mate: Composto principalmente por polifenóis e xantinas que consistem na capacidade antioxidante do mate, como também possui efeito estimulante e neuroprotetor devido ao teor da cafeína e fenólico.
Kombucha: Benefícios
Apresenta principalmente benefícios no trato gastrointestinal, pois as bactérias, fungos e leveduras favorecem a microbiota intestinal, o qual regula e protege nosso sistema imunológico.
Após o processo de fermentação, a composição da Kombucha torna-se uma bebida rica em vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos que ajudam no funcionamento do corpo.
Tratogastrointestinal e no Sistema Imunológico
Com a ação antioxidante, as bactérias provenientes da Kombucha protegem o sistema digestivo, ajudando a reduzir a sensação de mal-estar.
Também colabora com sistema intestinal através da proliferação bacteriana que regula a microbiota intestinal de forma a favorecer a flora.
A proteção do sistema imunológico se dá pelas vitaminas presentes no Kombucha, além da relação com a microbiota intestinal, onde estão presentes as bactérias defensoras/protetoras de substâncias agressoras ao organismo.
Mais energia
Através da melhora da absorção de ferro, que ajuda no transporte e recebimento de oxigênio nos tecidos, além da cafeína naturalmente presente após a fermentação do chá auxiliam no aumento da disposição.
Articulações
A glucosamina preservada no processo de fermentação, ajuda na proteção das articulações, como também aumenta a hidratação da pele, minimizando os sinais do envelhecimento.
Emagrecimento
Estudos 1,2 sugerem a consequente perda de peso pela diminuição do apetite e redução do acúmulo de gorduras.
Antimicrobiana
Pode inibir o crescimento de bactérias causadoras de doenças, tais como H. pylori, Escherichia coli, e Staphylococcus aureus.
Inclua na rotina!
Com o Kombucha você pode se beneficiar de forma simples e rápida, além disso pode saborizar da forma que preferir, pois o poder nutritivo permanecerá o mesmo. Não deixe de experimentar!
Deixe um comentário