Livre-se dos radicais livre com chás de frutas cítricas

Veja os benefícios dos chás de frutas cítricas

Com o passar dos anos, inevitavelmente surgem linhas de expressão, pele flácida, manchas na pele, rugas e até problemas mais sérios, como doenças.

Apesar do processo de envelhecimento ser irreversível, é possível amenizar a ação dos radicais livres, moléculas que causam essas modificações no nosso corpo. “Mesmo fundamentais para a saúde, quando em excesso os radicais livres passam a oxidar células saudáveis, como proteínas, lipídios e DNA”, afirma a nutricionista esportiva Vivian Ragasso, do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte. Aliás, você sabia que só de respirarmos já produzimos radicais livres?



Chá de frutas cítricas benefícios

Os chás feitos com frutas cítricas são ótimos aliados no combate dessas moléculas prejudiciais à saúde, pois são potentes oxidantes, compostos com a capacidade de inibir ou retardar a ação dos radicais livres no organismo, impedindo a ação deletéria das células. “Algumas frutas são bem poderosas, como o limão, que também fornecem vitaminas e minerais”, afirma Viviane.

Como tomar o chá?

O ideal é tomar o chá logo após o preparo e não acrescentar açúcar ou adoçante. Pode ser tomado quente ou gelado, tanto faz. Só não é bom esquentar diversas vezes para não perder suas propriedades. O chá pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas, em um recipiente de vidro ou cerâmica, para preservar os nutrientes.

Chá de frutas cítricas – Receita

Chá de casca de laranja com canela

Ingredientes:
Retire a casca de ½ laranja
1 pau de canela
Modo de preparo: ferva a casca da laranja e o pau de canela em 200 ml de água por 15 minutos. Se reduzir muito o volume de água, complete com água mineral até atingir a quantidade de uma xícara. Coe e tome sem adoçar.

Chá de casca de limão

Ingredientes:
Raspas de 1 limão (qualquer tipo de limão)
150 ml de água pré-fervente
Modo de preparo: coloque as raspas de limão em uma xícara e verta a água sobre elas. Abafe por 10 minutos e beba sem adoçar.



Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.