Mascar chiclete faz mal?

Chiclete

Muita gente gosta de mascar chiclete porque acredita que esse hábito pode ajudar a disfarçar a fome, dar sensação de saciedade ou até aumentar a concentração. Mas, será que realmente faz bem?

Mascar chiclete faz mal?

Realmente, o ato da mastigação repetida pode causar um leve aumento da saciedade, porém, mascar chiclete com essa finalidade pode gerar diversos problemas à saúde, como dor de estômago e outros problemas estomacais. A mastigação estimula a liberação de ácido no estômago, que serve para digerir o alimento. Mas se não chega nenhum alimento no estômago, o ácido acaba ficando ali, à toa, sem ter o que digerir, o que pode agravar ou desencadear crises de gastrite, principalmente em quem já tem propensão. Além disso, ao mastigar chiclete é comum engolir ar durante a mastigação e isso pode provocar aqueles pequenos desconfortos estomacais, como distensão abdominal (sensação de estar estufado) e pequenas eructações (arrotos).



Realmente chiclete aumenta a concentração?

Por outro lado, é comprovado que mascar chiclete pode aumentar a concentração, embora um estudo da Universidade Britânica de Cardiff descobriu que mascar chiclete (não importa a velocidade) prejudica a o cérebro e memória de curto prazo.  Resumindo, não compensa muito aumentar a concentração, mas não se recordar de nada depois, não é mesmo? Vale lembrar que manter uma alimentação saudável e equilibrada por si só já ajuda a manter o foco e a concentração. Veja alguns exemplos de alimentos que possuem essa ação:

Chiclete na higiene bucal

Muitos ainda mascam chiclete com a desculpa de ajudar na higiene bucal, mas um bom fio dental e escovas de dente ainda são a primeira e melhor opção! Sem contar que os chicletes (com ou sem açúcar) são carregados de aditivos artificiais, como conservantes (acidulantes e antiumectante), aromatizantes e corantes, que podem levar ao aparecimento de alergias, ganho de peso e ainda sobrecarregar o organismo com toxinas.

Portanto, desapegue do hábito de mascar chiclete todos os dias, pois não faz nada bem para a saúde!



Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.