Mastigar bem ajuda a emagrecer?

Mastigar bem ajuda a emagrecer?

Atualmente, na correria do dia-a-dia, nem sempre é possível fazer uma refeição tranquila e adequada, sendo muito comum o consumo de alimentos de forma rápida, sem prestar atenção e sem apreciar a comida e principalmente, sem mastigar adequadamente.

A mastigação é um processo básico muito importante para digestão, pois enquanto mastigamos, o cérebro recebe “avisos” e prepara o corpo para receber e absorver os nutrientes que estão sendo ingeridos e, aproximadamente, 15 minutos depois envia sinais relacionados à saciedade.

Porém, se os alimentos não forem bem triturados, por conta de uma mastigação ruim, e chegarem no estômago em grandes pedaços, esse órgão vai precisar fazer muito mais esforço. Isso causa uma digestão inadequada e demorada, azia e desconfortos gástricos. Além disso, quando a mastigação não é adequada, a produção de saliva fica comprometida e isso aumenta a vontade de tomar líquidos, prejudicando ainda mais a digestão.


Assim, quando se come devagar, mastigando adequadamente, a sensação de saciedade surge mais rápido, e com isso se ingere menor quantidade de alimento, o que, consequentemente, contribui para o processo de emagrecimento. A mastigação inadequada estimula o maior consumo de calorias e dificulta a absorção dos nutrientes pelo organismo, e assim, favorece o ganho de peso.

Dicas para uma boa mastigação

  • Mastigar dos dois lados da boca e realizar pelo menos 30 mordidas.
  • Não colocar quantidades muito exageradas de uma vez só na boca.
  • Dê um intervalo de pelo menos 30 segundos entre as garfadas.
  • Reserve um tempo razoável para fazer a refeição.
  • Não coma assistindo à televisão ou olhado no celular, se concentre na sua refeição.
  • Aprecie o sabor dos alimentos.
  • Solte os talheres enquanto estiver mastigando, assim evita de colocar mais alimento na boca que ainda está cheia



Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.