Existe um melhor horário para tomar vitaminas?

Existe um melhor horário para tomar vitaminas?

As vitaminas são nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do organismo e devem ser obtidas por meio de uma dieta balanceada e saudável. 

São moléculas orgânicas fundamentais para a saúde, uma vez que desempenham vários papéis no organismo. E apesar de serem essenciais, as vitaminas não precisam ser consumidas em grandes quantidades. Confira quais são os melhores horários para tomar as vitaminas e como as refeições podem favorecer uma melhor absorção e aproveitamento pelo organismo. Veja também uma receita prática para incluir mais vitaminas no seu dia!

Funções das Vitaminas

Entre as suas diversas funções, elas são essenciais para garantir o funcionamento adequado do organismo, pois atuam, principalmente, como catalisadores de reação, ou seja, garantem que uma reação química aconteça de forma mais rápida e utilizando menos energia do organismo. 

Algumas vitaminas são antioxidantes, que atuam na prevenção de diversas doenças degenerativas e na oxidação celular, de modo geral, são essenciais para o funcionamento dos vários sistemas do corpo, inclusive o sistema imunológico.

Tipos de Vitaminas

As vitaminas são tradicionalmente classificadas em dois grandes grupos: o das vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis. 

Essa classificação leva em consideração a sua solubilidade, não estando relacionada, por exemplo, com a função que elas desempenham no nosso organismo. 

As lipossolúveis são aquelas solúveis em gordura, são elas as vitaminas A, D, E e K. 

Já as hidrossolúveis (solúveis em água), compreendem as vitaminas do complexo B e a vitamina C.

Qual melhor horário para consumi-las?

As vitaminas lipossolúveis devem ser consumidas com uma fonte de boas gorduras, pois são absorvidas de um modo mais eficiente, dessa maneira o mais importante não é o horário, mas a presença de gordura na refeição.

Se pela manhã, você não realiza uma refeição ou consome um café puro e frutas, por exemplo, esse não é o melhor momento para tomar as vitaminas A, D, E e K.

Dica: consuma junto das principais refeições, como café da manhã, almoço ou jantar. Essas refeições, comumente possuem alimentos com fonte de gordura, tais como:

  • Ovos
  • Abacate
  • Peixes
  • Azeites

Qual o melhor horário para tomar vitamina D?

A principal fonte de vitamina D é através da exposição solar, com o máximo de partes corporais expostas ao sol por pelo menos 20 minutos ao dia. 

O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas. Porém os raios mais saudáveis são antes das 10 horas e depois das 16 horas. Nesse período, há menor radiação UVB, que provoca queimaduras e é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele. 

Como não é um hábito do brasileiro, seja pela falta de sol em algumas regiões, ou pela correria do dia a dia, a suplementação se faz necessária em muitos casos, já que as fontes alimentares representam em média 20% das necessidades nutricionais. 

Vitaminas Hidrossolúveis

As hidrossolúveis podem e devem ser consumidas diariamente, através dos alimentos e suplementos alimentares, quando se fizer necessário, já que permanecem por pouco tempo no organismo. 

As vitaminas do complexo B, por exemplo, podem ser consumidas pela manhã já que contribuem no fornecimento de energia, melhorando a disposição, reduzindo estresse e fadiga.

O melhor horário para tomar a vitamina C é à tarde ou à noite, por exemplo, junto ao almoço ou jantar, para melhorar a absorção de ferro, presente em alimentos comumente servidos nessa refeição, como carnes e leguminosas, como feijões. 

Quando suplementar?

O uso de suplementos vitamínicos é recomendado em diversos casos e devem ser avaliados individualmente por um nutricionista ou médico. 

Pode ser indicado quando a ingestão alimentar de determinado nutriente estiver abaixo da recomendação diária ou quando o corpo apresenta sinais clínicos e sintomas compatíveis com prejuízo de função de determinado nutriente e em alguns públicos que apresentam uma necessidade aumentada como idosos, gestantes e crianças. 

Receita de Vitamina de abacate com banana e chia 

A Vitamina de abacate com banana e chia é uma ótima opção para incluir as vitaminas lipossolúveis no seu café da manhã ou lanches intermediários, além de fornecer as vitaminas, o abacate, o leite de coco e a chia, são fontes de gorduras que ajudam na absorção destas vitaminas. Confira e aproveite!

Vitamina de abacate com banana

Ingredientes 

  • 250ml de bebida vegetal de coco
  • 1/2 abacate maduro
  • 1 banana madura congelada
  • 1 colher de sopa de chia
  • 1 colher de café de mel

Modo de Preparo

  1. Em um liquidificador coloque a banana congelada, o abacate, acrescente o leite de coco e bata.
  2. Acrescente a semente de chia e o mel, bata levemente e sirva. 

Referências:

pebmed.com.br/suplementacao-de-vitaminas-e-minerais-o-que-e-preciso-saber/

scielo.br/pdf/csp/v31n7/0102-311X-csp-31-7-1371.pdf

monografias.brasilescola.uol.com.br/biologia/vitaminas-minerais-um-breve-estudo.htm

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