Mitos e verdades das receitas caseiras: o que funciona?

Máscara para pele

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é preciso gastar rios de dinheiro com cremes e tratamentos estéticos. Acredite, é possível investir nos cuidados pessoais gastando pouco. “Existem produtos de boa qualidade e que não são necessariamente caríssimos”, aponta Ingrid Peres, fisioterapeuta dermatofuncional e gerente científica da Onodera Estética. A combinação de alguns ingredientes caseiros também pode dar um up na beleza, melhorando o aspecto da pele, unha e até cabelos. Só é preciso ter cuidado com as dicas que circulam por aí, já que muitas dessas receitinhas podem não fazer o efeito desejado ou até conter ativos capazes de prejudicar o organismo. “Dicas de máscaras caseiras são interessantes, mas não excluem o acompanhamento médico especializado para identificar exatamente a necessidade específica de cada corpo. Por exemplo, na pele oleosa não se pode fazer máscaras de abacate com óleo de amêndoas com frequência, pois isso pode agravar a oleosidade”, explica Ingrid. Ou seja, como o que pode fazer bem para uma pessoa pode ser prejudicial para outra, antes de iniciar qualquer tratamento estético, dieta ou dica de beleza, é necessário consultar um profissional que poderá indicar o melhor tratamento para o seu perfil.



RODELAS DE PEPINO AMENIZAM OLHEIRAS.

VERDADE. O pepino é rico em Vitamina E, que hidrata, refresca e clareia a pele.

AÇÚCAR E SABÃO NEUTRO AJUDAM A ESFOLIAR E HIDRATAR A PELE.

VERDADE. Os grãos de açúcar são abrasivos e ajudam a remover as células mortas da pele. Além disso, têm ativos que auxiliam as células a se renovarem mais rapidamente.

DÁ PARA CLAREAR O CABELO COM CAMOMILA?

PARCIALMENTE VERDADE. Por conta de seus pigmentos, a camomila ajuda a iluminar e clarear os fios naturalmente loiros, mas não tem ação descolorante, ou seja, morenas não têm resultado.

FUBÁ E MEL AJUDAM A CLAREAR AS AXILAS E VIRILHAS.

MITO. Nenhum dos dois agentes tem ação clareadora.

PASSAR A GOSMA DA BABOSA NO CABELO HIDRATA OS FIOS.

VERDADE. A babosa tem diversos componentes que hidratam, fortalecem e evitam a queda dos fios e a hidratação com babosa é eficaz e barata.



MÁSCARA DE ARGILA PARA O ROSTO?

VERDADE. A argila contém diversos elementos minerais com efeitos desintoxicantes, que ajudam na limpeza e redução da oleosidade da pele, bem como na reprodução integral das células, garantindo uma pele mais clara e suave, além de ter compostos nutritivos e que acalmam.

PASSAR ÓLEO DE COCO NO CABELO MANTÉM OS FIOS HIDRATADOS?

VERDADE. O óleo de coco é uma boa pedida para cabelos secos. Existem vários produtos capilares que já contam com a substância, mas para um tratamento caseiro, basta adicionar uma colher de sopa do óleo no creme de hidratação predileto e hidratar semanalmente.

ÁGUA DE COCO NO CABELO DEPOIS DE UM BANHO DE MAR?

VERDADE. O banho de mar pode ressecar os fios por conta do sal, então, lavar os cabelos com água de coco pode hidratá-los, já que conta com diversos sais minerais e nutrientes que conferem maciez, flexibilidade, hidratação e brilho aos cabelos.

Receita caseira de esfoliação corporal:

Esta receita caseira é ideal para ser feita antes de tratamentos, já que retira a camada mais superficial, facilitando a penetração dos ativos dos cremes, higieniza e hidrata.

Ingredientes:

¾ de xícara de açúcar refinado

¼ de xícara de mel

2 colheres de chá de camomila

1 colher de chá de óleo essencial de amêndoa

A mistura dos ingredientes deve ser aplicada com movimentos circulares no corpo e no rosto, após um banho morno e, na sequência, deve tomar uma ducha para retirada do produto.



Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.