Natal e substituições saudáveis

Natal e substituições saudáveis

O fim do ano é marcado pelas festas de confraternização e a principal delas é a Ceia de Natal, que envolve o consumo de vários alimentos, na sua forma mais tradicional, considerados mais gordurosos e calóricos que a alimentação do dia a dia e esse momento para quem está de dieta ou tem alguma restrição alimentar pode gerar uma preocupação maior.

O ato de comer vai muito além de somente nutrir o organismo é também uma forma de confraternização e por isso, deve ser uma situação confortável para todos. Pensando nisso, é possível desfrutar por completo dessa época do ano, sem descuidar da saúde. Para isso, as substituições, tanto de ingredientes, quanto de pratos inteiros são uma forma para agradar a todos.

Trocas saudáveis para o Natal

Refrigerantes

Bebidas saudáveis? Temos! Em vez do refrigerante, invista na kombucha, uma bebida gaseificada, preparada com chá verde ou preto, açúcar e probióticos, aquelas bactérias boas que devem existir no intestino, importantes para o sistema imune e para a melhora da absorção dos nutrientes.

Outra alternativa é o suco de uva integral, que já é queridinho por muitos. Dessa forma, não recebe adição de açúcares e preserva seus nutrientes, como o famoso resveratrol, antioxidante importante para a saúde do coração.

Até mesmo a água pode ficar mais atrativa quando saborizada. Adicione pedaços de frutas, como morangos, abacaxi, maçã e folhas de hortelã e gelos decorados. Certeza que todos irão experimentar.

Aperitivos

Para os aperitivos, invista em castanhas, que são ricas em gorduras boas que promovem mais saciedade. Cuidado só com a quantidade! A recomendação média é de 30g ao dia. Para controlar a quantidade, uma dica é servi-las junto com saladas, frutas secas e outros!

Outras possibilidades de petiscos mais saudáveis são os biscoitos assados ou chips, que podem ser consumidos puros ou acompanhados de queijos e pastinhas. 

Falando em pastas, uma forma de inovar é com a utilização do tofu macio em vez do creme de leite e até mesmo das pastas prontas, que são ricas em corantes, sódio, gorduras e outros. Além de menos calóricas, essas conseguem atender também os intolerantes à lactose e até mesmo vegetarianos e veganos.

Arroz

O famoso arroz com passas que acompanha o peru do Natal também pode ser preparado de uma forma mais saudável, com a troca do arroz branco pela sua versão integral. 

Querendo inovar ainda mais, a quinua e o amaranto são outros cereais que também são excelentes fontes de fibras, além de gorduras boas e aminoácidos (proteína vegetal) na composição.

Farofa

Outro prato típico do Natal é a farofa, que pode ser preparada com uma farinha de nuts, por exemplo, as amêndoas e assim, um alimento rico em gorduras boas e proteínas. Para enriquecer ainda mais o preparo, a manteiga ghee e a cúrcuma são excelentes. 

Peru, chester e tender

Esses na maioria das vezes já são vendidos temperados e assim, com mais sódio (sal), glutamato monossódico e outros ingredientes que não combinam com uma alimentação saudável. 

Boas alternativas seriam os peixes e até mesmo o frango, se possível, orgânico, aqueles que são criados de forma livre e sem o consumo de hormônios e outros.

Vale lembrar que estamos numa época onde a cada dia temos mais opções de preparações similares a carne sendo preparadas a partir de plantas. Começaram com os hambúrgueres, mas hoje temos almôndegas e até similares ao peixe e frango. Veganos, vegetarianos e flexitarianos agradecem!

Sobremesa

Chegamos à sobremesa e a rabanada em muitos lugares do Brasil é o destaque da noite. Essa também já pode ficar mais acessível ao pessoal da dieta quando preparada no forno em vez da fritura.

Vamos melhorar ainda mais a receita, opte por um pão integral ou sem glúten para os celíacos, no lugar do leite tradicional, a bebida vegetal, como coco, aveia, castanhas, que possuem lista de ingredientes mais limpas que muitos leites tradicionais, açúcar de coco ou adoçantes naturais garantem o docinho esperado, se for o caso de usar o ovo, prefira também o orgânico ou de galinhas caipiras e forno! Dessa forma, terá menos calorias e conseguirá também atender a várias preferências.

Falando em ovos e veganos, hoje já temos no mercado também preparados vegetais que substituem os ovos em todas as preparações.

Não podemos esquecer das frutas in natura, sempre as melhores alternativas de sobremesas. As saladas de frutas acompanhadas com castanhas, além de lindas para decoração, irão fornecer vários nutrientes e fechar sua ceia com chave de ouro.

Viu só como até a ceia de natal pode ser linda, saudável e conseguir atender a vários públicos diferentes sem perder seu sabor e beleza?

Boas festas e um novo ano de muita saúde!

Referências:

saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/5-dicas-para-aproveitar-o-natal-de-forma-saudavel

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