Nibs de Cacau: o que é, benefícios e como consumir

Nibs de Cacau: o que é, benefícios e como consumir

Como entender o nibs de cacau sem falar sobre um dos alimentos mais nutritivos e consumidos no mundo? O cacau é um fruto originário da América do Sul e América Central, possui inúmeros benefícios à saúde, incluindo: prevenção do envelhecimento celular e alguns tipos de câncer, pela alta composição de antioxidantes, auxilia na regulação do neurotransmissor serotonina que está ligado à sensação de prazer e bem estar e também do controle da ansiedade, é ainda fonte de fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

O cacau é facilmente encontrado em diferentes versões, como por exemplo, na forma de chocolates, em pó, licor e também na forma de nibs.

Mas o que é e de onde vem o nibs de cacau? Conheça este super alimento, seus benefícios e formas de consumo.

Nibs de cacau: o que é?

As sementes do cacau, após a colheita e quebra dos frutos, são submetidas a algumas etapas, começando pela fermentação, secagem, torração e moagem das amêndoas inteiras do cacau, a qual chamamos de nibs de cacau

Nibs de cacau são as amêndoas de cacau fermentadas, secas, torradas e trituradas em pedaços bem pequenos. É o cacau puro triturado e riquíssimo em nutrientes.

E quais são os seus nutrientes? Todos aqueles esclarecidos em relação ao cacau. Estudos mostram que o teor de compostos fenólicos (antioxidantes) presente nos nibs de cacau, é muito relevante. 

Como consumir?

Diferentemente do que as pessoas acreditam, nibs de cacau não possuem sabor doce como os chocolates e sim sabor bem marcante e amargo, do puro cacau. 

Por conta disso, está sempre presente em receitas e preparações. Não podemos desconsiderar a sua crocância, dando texturas em iogurtes, açaí, smoothies, saladas de frutas e até em receitas de bolos e docinhos.

Benefícios

Quando pensamos em benefícios, podemos o considerar como um potente anti-inflamatório, antioxidante, fonte de minerais como ferro, zinco, magnésio e manganês. 

É muito recomendado para:

  • Prevenção de doenças cardiovasculares
  • Prevenção de doenças neurológicas
  • Saúde da pele
  • Imunidade
  • Prevenção da ansiedade 
  • Promoção da saciedade

Sendo assim, consumir nibs de cacau é uma forma muito carinhosa de cuidar do seu corpo, da sua saúde e promover longevidade. Adicione uma pequena porção diariamente em seus cremes, mingaus, smoothie, iogurte e receitas. 

Referências:

https://www.scielo.br/pdf/bjft/v14n3/03.pdf

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.