O que é diabetes?

diabetes

O post de hoje é sobre um assunto muito importante: diabetes!

O que é diabetes?

A diabetes é uma dificuldade de processar o açúcar (glicose) por falta de insulina no nosso organismo. A insulina, por sua vez, é o hormônio que permite que o açúcar, presente no nosso sangue, entre nas células e se transforme em energia.

Quais os tipos de diabetes?

Diabetes tipo 1: No caso da diabetes tipo 1, temos uma deficiência em produzir a insulina.

Diabetes tipo 2: Já no caso do diabetes tipo 2, comum entre pessoas que consomem muito açúcar e carboidratos (que viram glicose no nosso corpo), as células do nosso pâncreas ficam “cansadas” de produzir insulina. Isso porque quando ingerimos alimentos que liberem muito açúcar para o nosso sangue, o pâncreas precisa produzir muita insulina. Entretanto, se esse consumo “excessivo” de açúcar for constante, nosso pâncreas começa a ficar “cansado” e, assim, reduz a produção de insulina. O resultado é que nosso sangue começa a acumular açúcar, trazendo diversas consequências negativas.

Como prevenir o diabetes?

A atenção deve estar voltada para a nossa alimentação! Devemos evitar consumir grandes quantidades de açúcar e demais carboidratos, como pães, massas, bolos, batata e arroz. Muitas pessoas acabam evitando o consumo apenas do açúcar e não reduzem a ingestão dos demais carboidratos, o que pode ser muito perigoso para a nossa saúde!

Nossa dica é apostar nas fibras, preferindo sempre alimentos integrais na dieta, como o arroz integral, por exemplo, pois possui índice glicêmico menor quando comparado ao arroz branco convencional. Isto porque as fibras reduzem a absorção dos carboidratos! Com pequenas alterações na nossa dieta, conseguimos prevenir diversas complicações para a nossa saúde!

Ainda ficou alguma dúvida? Então escreva pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.