Óleo de Melaleuca (tea tree) – Confira os benefícios e aplicações

Óleo de Melaleuca (tea tree) – Confira os benefícios e aplicações

O óleo de melaleuca (melaleuca oil), ou como é mais conhecido, óleo de tea tree, a árvore do chá, tem sua origem na Austrália, onde os aborígenes já conhecem as suas propriedades a muito tempo. Durante a Segunda Guerra Mundial, o óleo até entrou na maleta de primeiros socorros de todos os soldados australianos.

Pelos seus efeitos comprovados de ação bactericida e antifúngica, dentre diversos outros, esse óleo, muito usado pela aromaterapia, vem ganhando cada vez mais destaque.

Benefícios do Óleo de Melaleuca (tea tree)

Os benefícios do óleo de tea tree são variados, devido às já comprovadas ação bactericida e antifúngica

Problemas Respiratórios

Quando inalado, ajuda a liberas as vias respiratórias, importante em quadros de asma, bronquite e infecções de garanta, por exemplo.

Pode ser utilizado em uma inalação com óleo de tea tree, basta adicionar algumas gotas do óleo em água fervente e, inalar essa mistura, com auxílio de um vaporizador ou, com uma toalha sobre a cabeça.

Cuidados Íntimos

Com ação antifúngica, é um destaque para o tratamento da candidíase, mesmo as mais resistentes. Alguns banhos de assento por semana podem ajudar a tratar e evitar infecções;

Saúde Bucal

Devido ação bactericida, ajuda no combate à microrganismos que causam placa, inflamações na gengiva e tártaro, contribuindo para o controle e prevenção de cáries dentárias.

Diferente de outros produtos utilizados, o óleo de melaleuca não mancha os dentes, tornando-se uma ótima opção para incluir em bochechos diários.

Tratamentos de Pele

São diversas as utilizações em tratamentos voltados para pele, tais como acne, verrugas, pés rachados e queimaduras. O tea tree ajuda na redução das bactérias que se alojam sobre a pele, além da atividade antinflamatória.

Para estes tratamentos, geralmente o óleo é adicionado em gel, sabonete líquido antibacteriano, sabonete e loção, a proporção do óleo e tipo de produto pode variar de acordo com cada problema específico.

Tratamentos de Cabelo

O uso de algumas gotas no shampoo pode auxiliar no tratamento de caspa leve a moderada e seborreia, além de fortalecer os fios, pois desobstrui e nutre os folículos da raiz.

Fatores Emocionais

Como estados obsessivos, depressão, medo, desanimo, e ansiedade, por conta da sua ação calmante. Pode ser usado em massagens ou na aromaterapia.

Como Usar o Óleo de Melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é muito concentrado, podendo causar sensibilidade na pele, por isso é importante dilui-lo em água ou em óleo vegetal antes de usar.

Precauções

O uso do óleo é contraindicado para pessoas com alergia a terebintina. Não é aconselhável o uso oral e tópico (principalmente em feridas abertas na área dos olhos e sobre a pele rachada), pois pode causar reações alérgicas e outros efeitos colaterais.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.