Orgânicos ou quase orgânicos? Saiba como identificar um Cosmético Orgânico Certificado

Orgânicos ou quase orgânicos? Saiba como identificar um Cosmético Orgânico Certificado

Enviado por Souvie

A procura por opções mais saudáveis aumentou nos últimos anos e o mercado vem atendendo a essa demanda do consumidor, não só com produtos alimentícios, como também no ramo dos cosméticos. Encontramos facilmente nas gôndolas e lojas virtuais cosméticos rotulados como orgânicos. Mas será que esses produtos atendem as especificações e são realmente orgânicos?

Segundo a Ecocert Greenlife, o maior órgão de certificação e inspeção da Europa, para um produto ser certificado como orgânico, ele deve conter 95% de ingredientes naturais e, dessa porcentagem, ao menos 10% deve ser de matérias-primas vegetais orgânicas, ou seja, cultivadas sem o uso de agrotóxicos para minimizar os danos às pessoas e ao ecossistema.

Se analisarmos com cuidado cada produto que, muitas vezes, levamos para casa com a intenção de oferecer o melhor para a saúde do nosso corpo, vamos nos deparar com diversas fórmulas que são vendidas como orgânicas, mas não são certificadas, ou seja, produtos que não cumprem com seu devido papel e são apenas uma ferramenta de marketing.

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher produtos que são realmente naturais e orgânicos no mercado, alegando que são produtos de difícil acesso. A verdade é que existem opções seguras e acessíveis para todos os públicos. Mas vale relembrar: olho vivo nos rótulos! Essa será a sua garantia de que o produto realmente entrega o que promete.

Mas como saber se realmente está adquirindo o produto correto? Fique de olho nas seguintes especificações e diferenças entre produtos que apenas se dizem Orgânicos e os produtos Orgânicos Certificados:

Cosméticos que se dizem naturais e orgânicos: de olho no Greenwashing

Os cosméticos naturais e orgânicos apenas inspirados na natureza possuem poucas matérias-primas naturais e/ou orgânicas em sua formulação e não especificam a porcentagem desses ingredientes em sua composição. Além disso, eles podem conter substâncias comprovadamente nocivas à saúde como parabenos, petrolatos, substâncias sintéticas, sulfatos, etc. Apesar de alguns deles usarem o conceito de produto natural/orgânico, esse apelo é apenas uma ferramenta de marketing (greenwashing) para conquistar clientes.

Cosméticos Naturais e Orgânicos Certificados

Os cosméticos naturais e orgânicos certificados possuem em sua fórmula matérias-primas naturais e/ou orgânicas adquiridas através de fornecedores certificados e obedece a uma lista de substâncias proibidas que não podem ser utilizadas por serem comprovadamente nocivas à saúde das pessoas e ao planeta, tais como: parabenos, petrolatos, substâncias sintéticas, silicones, entre outras.

Diferente dos produtos que não possuem o selo de certificação, esses cosméticos trazem a porcentagem dos ingredientes naturais e orgânicos utilizados na composição de cada produto. O cosmético orgânico certificado é altamente sustentável e preza pela química verde.

Para que os produtos sejam aprovados, todos os processos da empresa são inspecionados e devem seguir regras rígidas que garantem que o produto seja certificadamente natural e/ou orgânico. No caso de cosméticos orgânicos certificados, ao menos 10% das matérias-primas contidas em sua fórmula devem ser provenientes da agricultura orgânica. Além disso, todo fornecedor possui uma comunidade produtiva sustentável rastreada, ou seja, nada é desmatado e plantado com agrotóxicos e poluentes. Produtos certificados orgânicos também não podem ser testados em animais.

Quem opta por Cosméticos Orgânicos Certificados oferece o melhor alimento para a pele, evita alergias e irritações causadas, muitas vezes, pelos ingredientes nocivos utilizados nos cosméticos convencionais. Além disso, ajuda a construir um futuro melhor através da preservação do meio ambiente.

Os produtos da empresa Souvie Cosméticos Orgânicos Certificados cumprem com todas as especificações necessárias quando o assunto é cosmético orgânico. Certificada pela Ecocert Greenlife, uma das mais respeitadas regulamentadoras internacionais de produtos orgânicos, grande parte da linha de seus produtos possui mais de 99% de ingredientes naturais e uma média de 57% desses ingredientes são provenientes de agricultura orgânica certificado.

Os principais ingredientes utilizados, como óleos essenciais e hidrolatos, são cultivados em uma fazenda própria no interior de São Paulo, que cumpre com todas as regras e especificações necessárias para o bem do meio ambiente. As demais matérias-primas são provenientes de fornecedores também certificados pela regulamentadora. A moderna fábrica da Souvie, localizada no interior do Estado, foi projetada dentro dos padrões de sustentabilidade, obedecendo a diversos aspectos de preservação do meio ambiente.

A Souvie conta com três completas linhas de produtos: Linha Gestante, Linha Recém-nascido e Linha SER+, totalizando 22 produtos totalmente aprovados e certificados como orgânicos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.