Você já deve ter ouvido falar do overnight oats, um potinho que está fazendo o maior sucesso no mundo fitness. Trata-se de uma opção superprática para um café da manhã saudável, já que, como o próprio nome diz, você prepara o seu overnight oats na noite anterior, deixa na geladeira e consome apenas no dia seguinte.
Os ingredientes podem variar bastante, o que torna bem versátil o overnight oats. Receita original leva aveia, que é rica em fibras solúveis (betaglucana) e insolúveis, importantes para melhorar o trânsito intestinal e dar consistência ao bolo fecal, além de diminuir o colesterol. Você também pode usar chia, fonte de fibras solúveis, que forma um gel no estômago, contribuindo para uma digestão mais lenta e maior sensação de saciedade.
Além disso, o overnight oats pode ser preparado com as mais variadas frutas, oleaginosas, iogurte, bebida vegetal e cereais, o que o torna uma refeição completa por oferecer vitaminas, minerais, proteína, lipídios e carboidratos.
Agora, surge a dúvida: overnight oats emagrece? Ele pode, sim, ajudar no processo de perda de peso. Por levar ingredientes naturais, dá para preparar com o overnight oats receita light e saudável, o que é importante para quem quer emagrecer. Mas vale lembrar que o seu consumo deve estar associado à prática de atividade física e a bons hábitos alimentares.
Overnight oats: como fazer
O que caracteriza o overnight oats são as camadas com cada ingrediente, ou seja, não é para misturar tudo e levar pra geladeira! Quer aprender a montar o seu overnight oats? Confira nossas dicas:
- Prepare sempre na noite anterior e deixe na geladeira, isso faz com que os ingredientes ganhem mais sabor. O potinho, de preferência de vidro, deve ser fechado com tampa ou plástico filme.
- Intercale as camadas entre os ingredientes secos e pastosos.
- Mantenha sob refrigeração até o consumo. Se for levar para o trabalho, o ideal é transportá-lo em uma bolsa térmica e guardá-lo na geladeira assim que possível.
- Varie sempre os ingredientes. Você pode usar morangos, banana, kiwi, manga, abacate, cacau, iogurte natural, bebida vegetal de coco, chia, linhaça, aveia, castanhas ou o que a sua imaginação permitir!
Deixe um comentário