Painço: Cereal nutritivo

Painço

O painço é um cereal cultivado na Ásia e África, onde seu consumo é elevado. No Brasil, é pouco consumido por ser visto como “comida para passarinho”, sendo os vegetarianos o público que mais consome este alimento. A adoção da alimentação saudável e funcional, são uma das formas da inserção do painço na dieta.

Benefícios do painço para a saúde

É um cereal integral, rico em fibras solúveis e insolúveis, que retardam o esvaziamento gástrico e melhoram o trânsito intestinal; aminoácidos essenciais, minerais como o triptofano (precursor da serotonina, que proporciona sensação de bem-estar), manganês, magnésio e fósforo responsáveis pela saúde dos tecidos e dos ossos, além de ter baixa quantidade de carboidratos e gorduras. É um cereal que é sem glúten, quando encontrado puro, podendo ser consumido por pessoas com doença celíaca, porém deve-se analisar o rótulo para se certificar que é realmente não houve o contato com outros cereais que contém glúten.

Este cereal é utilizado para:

  • Prevenção de doenças do sistema digestivo por conta das fibras
  • Reforça o sistema imunológico
  • Protege o sistema cardiovascular
  • Pode ajudar na prevenção do diabetes
  • Retarda o envelhecimento
  • Auxilia na saúde mental (diminuindo os casos de insônia) e muscular

Pessoas que apresentam diverticulite ou dieta com restrição de fibras, não devem consumir o painço.

Painço emagrece?

Por ser rico em fibras e ter o valor calórico baixo, o painço auxilia no retardo do processo digestivo e consequentemente diminuindo a velocidade do esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade, além de reduzir a absorção de colesterol e de açúcares, e por ser fonte de triptofano, que contribui para a diminuição do apetite. Devido a esses benefícios citados, é um aliado importante no processo de perda de peso.

Vale ressaltar que esse auxilio no processo de emagrecimento, depende também da adoção de alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares.

Como consumir o painço?

O painço pode ser encontrado na forma de grãos, mas também como farinha podendo ser um substituto para a farinha de trigo e podendo ser consumida por celíacos. Quando consumido na forma de grãos, deve ser refogado e logo após cozido. É utilizado no preparo de pães, massas, mingaus, bolos, saladas, com frutas, como substituto de arroz ou batatas e com legumes picados.

Quando consumido em grandes quantidades pode ser um fator para o aparecimento do hipotireoidismo (bócio). Este fato ocorre porque o painço apresenta uma substância denominada de goitrina, que interfere na absorção de iodo pela tireoide.

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