Conheça a pirâmide alimentar brasileira

A pirâmide alimentar é um esquema gráfico que indica os alimentos que devem ser inseridos na alimentação diária e em quais proporções. Mas, quem inventou a pirâmide alimentar? A primeira pirâmide alimentar adotada aqui no Brasil foi criada em 1999 pela pesquisadora Sonia Tucunduva Philippi, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Nesse esquema, carboidratos como pães, arroz, massas, batata e mandioca estavam na base da pirâmide, ou seja, esses eram os alimentos considerados essenciais na alimentação diária. Frutas, verduras e legumes ocupavam o segundo lugar da pirâmide. Em terceiro, leite e seus derivados, carnes e ovos. Por último, os alimentos que deveríamos consumir em menor quantidade eram doces e açúcares, óleos e demais gorduras.

Piramide antiga
Pirâmide Alimentar Antiga / Foto: uol.com.br

Pirâmide alimentar atualizada

Desde que o modelo de pirâmide alimentar foi criado, a alimentação dos brasileiros passou por muitas mudanças e outros fatores como taxa de obesidade e número de casos de doenças como diabete e colesterol também sofreram alterações. Por isso, para se adequar e melhorar a dieta dos brasileiros, o modelo de pirâmide alimentar passou por algumas alterações. As proporções continuam as mesmas, assim como a disposição dos grupos de nutrientes na pirâmide (como carboidratos na base, por exemplo). A mudança está na inclusão de alguns alimentos saudáveis, como arroz integral, folhas verde-escuras, salmão, sardinha e oleaginosas. Confira:

Piramide Nova
Pirâmide Alimentar Atual / Foto: uol.com.br

Grupos alimentares da pirâmide

Conheça os grupos alimentares que compõem a pirâmide alimentar:

Alimentos energéticos

Os alimentos energéticos estão na base da pirâmide e são representados pelo arroz, pão, massa, batata e mandioca. Devem ser consumidas 6 porções diárias, ou seja, os alimentos energéticos devem estar presentes em todas as refeições do dia.

Alimentos reguladores

Neste grupo estão as frutas, legumes e verduras e seu consumo ideal são 3 porções diárias variadas de cada item.

Alimentos construtores

Seus representados pelo leite, queijo, iogurte, carnes, ovos, feijões e leguminosas. De acordo com pirâmide alimentar brasileira, devem ser consumidas 3 porções de leite e derivados e 1 porção dos demais alimentos.

Alimentos energéticos extras

Estão no topo da pirâmide alimentar e devem ser consumidos com moderação. Fazem parte deste grupo os óleos, gorduras, açúcares e doces.

Uma alimentação saudável e equilibrada deve conter todos os grupos alimentares da pirâmide para garantir a ingestão adequada de nutrientes. As necessidades calóricas variam de acordo com as características individuais e estilo de vida de cada um, por isso, recomenda-se consultar um nutricionista para adequar as recomendações da pirâmide dentro de um plano alimentar personalizado.

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