Projeto Natue Verão ’15 – 9 dicas para combater o sedentarismo!

sedentarismo

E hoje é o último dia do ‘’Projeto Natue Verão’’! Infelizmente esse é o último post do projeto, mas nós não vamos deixar de dar as super dicas para você encarar o verão com a melhor forma e saúde!

Pois bem, como é o último post do Projeto, nós vamos terminar com chave de ouro e dar algumas dicas para você não desistir e jogar fora tudo que conquistou até agora! E vamos falar do famoso sedentarismo, que acarreta tanta gente hoje em dia!

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Infelizmente o sedentarismo está aumentando cada vez mais, principalmente no Brasil. A falta de exercícios é preocupante e ela não está relacionada apenas a falta de práticas esportivas. Não subir escadas, não caminhar até o trabalho e até não limpar a casa, por exemplo, podem ser consideradas atitudes de um sedentário. Para sair dessa classificação de sedentario, a pessoa tem que gastar 2200 calorias por semana. Não é tanto assim, né?! Para vocês verem como a situação está crítica.

O Brasil é uma das populações que possui mais sedentários. Cerca de 40% dos homens e 50% das mulheres não praticam atividades físicas suficientes, de acordo com pesquisa. Além disso, o sedentarismo pode provocar sérias doenças, como hipertensão, obesidade, doenças respiratórias, diabetes, colesterol e etc.

Por isso, nós vamos dar algumas dicas super fáceis que você pode praticar no seu dia a dia, com a maior facilidade. É para você passar longe do sedentarismo e ser ainda mais saudável! Então vamos lá:

– Evite escadas rolantes e elevadores: A gente sabe que a preguiça aperta quando temos que subir escadas. Mas ela só vai trazer benefícios para você e é uma atitude que estará presente no seu dia a dia e fará a diferença, pois irá mexer com seu corpo e fortalecerá suas articulações.

– Alongue-se: Ficar muito tempo sentado, como no trabalho, pode gerar desconforto e até dores. Por isso, sempre tente alongar as pernas, os braços e até dar uma leve caminhada. O alongamento ajuda na respiração, circulação e alivia as articulações.

– Prefira ir andando: Está indo num lugar perto, mas vai pegar o carro para ir? Esqueça essa ideia, prefira ir andando. Assim, é capaz de você chegar mais rápido e ainda não precisa ficar procurando vaga para parar. Irá poupar seu tempo e sua saúde.

– Chame os amigos e a família para uma atividade ao ar livre: Fazer caminhada, correr, jogar bola, ir à academia, é sempre mais fácil quando a gente está com pessoas queridas. Aposte nisso!

– Se alimente corretamente: Uma boa alimentação, além de fazer bem para a saúde, vai te ajudar a ter bons resultados nas atividades.

– Escolha um exercício que gosta de fazer: Academia, ir ao parque, correr na rua, qualquer coisa vale. Escolha um e pratique sempre, isso facilitará o processo.

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– Relaxe depois de se exercitar: Tente respirar fundo, fechar os olhos e relaxar depois que praticou alguma atividade. Assim, nem você, nem seu corpo ficam estressados.

– Tome muita água: Para fazer alguma atividade, a hidratação tem que andar sempre junto. Além dela refrescar, ela garante a saúde do seu organismo.

– Faça tudo isso todos os dias: Tente fazer algum tipo de exercício todos os dias, mesmo se for mínimo. Exercícios todos os dias melhoram, e muito, a sua qualidade de vida!

E aí, o que acham? Vocês se consideram sedentários? E o que fazem para combater isso? Lembre-se de comer corretamente, de 3 em 3 horas. Não deixe a preguiça falar mais alto. Não deixe o desânimo te dominar. Se você falhar, não desista. Reinicie o processo. Tente novamente. Esse novo ano é mais uma oportunidade de provar que sim, você é capaz!

Até o próximo Projeto Natue Verão, gente! 😉

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