Qual é o melhor whey protein?

Whey protein

O whey protein é o suplemento proteico mais consumido, mas na hora de escolhê-lo existem tantos tipos e marcas, que a escolha nem sempre é fácil. Obtido a partir do soro do leite, o whey protein contém alto teor de aminoácidos importantes para a recuperação muscular e o crescimento muscular, como a glutamina e os BCAAs (leucina, isoleucina e valina). Mas qual tipo de whey protein é melhor? Como escolher o suplemento entre tantas marcas? Descubra tudo aqui.



Tipos de whey protein

Whey protein concentrado:

É o whey protein padrão e contém resquícios de gordura e carboidrato do leite. Seu teor de proteínas varia de 25% a 89% e quanto menores os níveis de proteína, maior será a presença de gorduras e lactose.

Whey protein isolado:

É o suplemento produzido a partir de um processo de filtragem que retira completamente a gordura e o carboidrato. É o tipo de whey protein que apresenta menores níveis de lactose, o carboidrato do leite, mas ainda assim pode conter traços, podendo não ser apropriado para quem apresenta intolerância mais severa à lactose.

Whey protein hidrolisado:

Trata-se da proteína do soro do leite, que é submetida ao processo de hidrólise para a sua quebra em moléculas menores. Favorece a absorção dos aminoácidos, acelerando o tempo em que esses chegam ao sangue e aos músculos.

Whey protein hidrolisado e isolado:

É o whey protein que passou pelos dois processos, ou seja, o de filtragem, para separar proteínas e gorduras, e o de hidrólise, para quebrar as proteínas em moléculas menores. É o whey protein mais caro e o que apresenta tempo de absorção mais rápido.

Melhor whey protein para cada ocasião

Qual é o melhor whey protein para cada ocasião? Entenda como escolher o melhor suplemento em cada caso.

Melhor whey protein para receitas

O whey protein também é um suplemento muito utilizado para preparar receitas proteicas como bolos, panquecas, mousses etc. Um whey protein concentrado de qualidade é o mais adequado para ser utilizado na cozinha por conta de seu custo-benefício. Como a preparação terá outros ingredientes que são fonte de carboidrato e gordura, é desperdício utilizar um produto mais caro, que tenha sofrido filtragem ou hidrólise.

Melhor whey protein pós-treino

O melhor whey pós-treino é o whey protein hidrolisado e isolado, pois é o tipo de whey protein que é absorvido mais rapidamente, favorecendo a recuperação muscular após o exercício.

Melhor whey protein para complementar as refeições do dia

Para quem procura um suplemento para consumir ao longo do dia a fim de aumentar o consumo de proteínas, os blends proteicos como o whey protein 3W (que contêm uma mistura dos três tipos de whey) e o whey protein concentrado são indicados. Quem segue dietas de restrição de carboidratos ou é intolerante à lactose pode escolher um whey protein isolado.



Dicas para escolher o melhor whey protein:

Diante de tantas marcas no mercado, qual é o melhor whey protein? Antes de comprar, é importante se atentar a algumas informações no rótulo:

  • Quantidade de proteína por porção.
  • Tamanho da porção: para comparar vários suplementos, utilize sempre a porção do mesmo tamanho, que no caso do whey protein normalmente é um scoop equivalente a 30 gramas.
  • Quantidade de carboidrato na porção: atente-se, pois, alguns suplementos podem conter grande quantidade de carboidratos em sua composição.
  • Lista de ingredientes: note se o suplemento não contém outros ingredientes além da proteína do soro do leite. O melhor whey protein é o que tem a menor lista de ingredientes possíveis, sem a presença de maltodextrina, leite em pó ou soro do leite. Por outro lado, suplementos que têm adição de aminoácidos ou enzimas proteolíticas podem ser interessantes.
  • Prefira os suplementos livres de corantes e adoçantes artificiais. As opções mais saudáveis são aquelas adoçadas com estévia, poliois ou xilitol e com sabores e aromas naturais.

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