Remédios Naturais para Alergias Infantis

Remédios Naturais para Alergias Infantis

É muito comum ver crianças com algum tipo de alergia. Alergias são reações do sistema imunológico a substâncias que geralmente são consideradas inofensivas, e podem afetar qualquer criança.

Dentre os gatilhos mais frequentes para alergias, estão a poeira, pelos de animais, picadas de insetos, alguns medicamentos e/ou alimentos.

Sempre que a criança tem algum contato com um alérgeno (substância que causa alergia), ao tocar, comer e/ou respirar, o seu sistema imunológico libera substâncias chamadas histaminas, que são responsáveis pelas reações alérgicas.

Os sintomas de uma reação alérgica variam de pessoa para pessoa. As alergias podem se manifestar na pele, no sistema respiratório ou em outros órgãos.

Pele:

Se a pele da criança apresentar sinais como vermelhidão, inchaço, descamação e coceira, pode indicar uma reação alérgica.

A reação alérgica mais frequente na pele é a dermatite de contato, que se dá devido a exposição da criança a substância que lhe causa alergia, essa exposição pode ser tocando, inalando ou comendo. Além disso, a criança pode desenvolver urticária, que são vergões levantados na pele que causam coceira, e o eczema, que causa inflamação, coceira e irritação na pele, mesmo na ausência de contato com o alérgeno.

Sistema Respiratório:

Os sintomas de uma alergia podem se apresentar também no sistema respiratório.

Espirros, tosse, chiado no peito, falta de ar, congestão nasal e coriza, são algumas reações alérgicas frequentes que se manifestam no sistema respiratório após o contato com alguma substância que causa alergia.

Nos casos mais graves, se não contornada imediatamente, pode levar ao fechamento das vias aéreas, o que dificulta a respiração e pode ser fatal.

Outras possíveis reações desencadeadas por alergias são:

  • Sensação de formigamento nas mãos, pés e boca
  • Inchaço no rosto e/ou língua
  • Náuseas, vômitos
  • Tontura

Dependendo da gravidade da reação alérgica, algumas crianças podem até perder a consciência, por isso é tão importante levá-las ao médico regularmente para a investigação de possíveis alergias.

Mesmo estando presente também nos adultos, são mais frequentes em crianças, principalmente entre 0 e 3 anos, fase onde o sistema imunológico ainda não está completamente amadurecido.

É possível evitar reações alérgicas?

Sim, é possível! A melhor forma é evitando o contato das crianças com as substâncias que podem lhe causar alergias.

O ideal é procurar um médico para realizar o teste de alergia, e assim, descobrir qual substância pode estar causando reações.

Desta forma, fica mais fácil tomar os cuidados adequados para a prevenção.

Como tratar as reações alérgicas?

O primeiro passo para o tratamento das alergias, é procurar um médico que irá verificar qual o melhor método a seguir.

A forma mais comum de tratamento é o uso de medicamentos anti-histamínicos ou epinefrina, prescritos pelo médico, porém, alguns remédios naturais podem ajudar no alívio dos sintomas alérgicos leves.

Remédios Naturais – Reações Alérgicas na Pele:

Para o tratamento da dermatite de contato, reação alérgica comum, você pode banhar a área irritada com água morna e sabão neutro e em seguida, aplicar um gel de aloe vera ou creme de calêndula.

Caso a criança apresente sensibilidade a algum ingrediente destes produtos, um hidratante sem perfume pode ajudar.

O chá de camomila frio, aplicado em compressas, também pode ajudar a reduzir a inflamação e acalmar as coceiras e vermelhidão.

Para o alívio da coceira, uma ótima opção é a aplicação de compressas de papa de linhaça, que podem ser feitas com a farinha de linhaça e água.

No caso das urticárias, que são aqueles vergões na pele, você pode aplicar um pano úmido com água fria no local irritado. Além disso, uma ótima alternativa é colocar bicarbonato de sódio ou aveia na água do banho dos pequenos, para fornecer um efeito calmante.

Remédios Naturais – Reações Alérgicas no Sistema Respiratório:

Mesmo tomando todos os cuidados necessários, evitar completamente os alérgenos transmitidos pelo ar não é uma tarefa fácil.

Além dos medicamentos prescritos pelo médico, uma boa alternativa é preparar uma tigela com água quente e deixar que os pequenos respirem o vapor por alguns minutos. Isso pode ajudar na limpeza dos seios nasais, que geralmente ficam congestionados nas reações alérgicas.

É importante ressaltar que, antes de iniciar um novo tratamento para as alergias das crianças, utilizando medicamentos ou não, é necessário consultar o médico.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Referências:

https://www.healthline.com/health/natural-remedies-childrens-allergies#respiratory-system

https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=7JFUSyAAGlwC&oi=fnd&pg=PR11&dq=alergia+infantil&ots=flhQ4MeAbZ&sig=KrTmLBWKqW914HVGfiQ2vqntZjo#v=onepage&q=alergia%20infantil&f=false

https://www.redalyc.org/pdf/3240/324027982019.pdf

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.