Saiba o que é e como tratar a ortorexia

Preocupar-se com a alimentação é essencial. Atualmente, cuidar dela é ainda mais fácil, pois temos muita informação sobre isso na internet, revistas, jornais e televisão.

Mas é preciso ter cuidado. A preocupação exagerada com a alimentação e a distorção na maneira como nos enxergamos podem ser fatores causadores de diversos transtornos alimentares uns mais conhecidos como a anorexia e outros menos conhecidos como a ortorexia.

O que é ortorexia?

A ortorexia é definida como um distúrbio do comportamento alimentar caracterizada pela obsessão por alimentação saudável, ou seja, há uma preocupação excessiva com a qualidade dos alimentos que serão consumidos.

Os indivíduos com esse transtorno alimentar acabam excluindo e/ou substituindo da dieta grupos alimentares importantes. Essa exclusão de alimentos sem a devida orientação pode levar a carências nutricionais comprometendo a própria saúde.

Algumas pessoas podem ter maior predisposição para desenvolver a ortorexia (pessoas extremamente perfeccionistas, com mania de organização e com necessidade exagerada de autocuidado). É possível notar nos indivíduos que sofrem desse transtorno algumas características como:

  • A busca obsessiva por normas ou regras sobre alimentação saudável;
  • Distorção das informações sobre como levar um estilo de vida saudável;
  • Exclusão de alimentos considerados prejudiciais à saúde, impuros, transgênicos, com conservantes etc.;
  • Preocupação excessiva com a forma de preparo dos alimentos assim como os utensílios usados durante a preparação;
  • Evitam comer fora de casa por não saberem como os alimentos foram preparados.

Ortorexia



Sinais

Por ser uma doença relativamente nova seu diagnóstico pode ser difícil e demorado. Mas existem alguns sinais que podem nos ajudar a identificar possíveis casos de ortorexia:

  • Rigidez nos hábitos alimentares;
  • Preocupação excessiva com a compra, planejamento e preparação dos alimentos e da dieta;
  • Preocupação excessiva com a origem do alimento;
  • Controlar a alimentação de outras pessoas;
  • Diminuição do convívio social.

Quais os prejuízos da ortorexia para a saúde?

Além das desordens e carências alimentares devido à severa restrição alimentar adotada pelos indivíduos ortorexicos, outros problemas também podem ser relatados. Por exemplo: Ausência de vida social, dificuldades de relacionamento pessoal e isolamento.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico pode ser realizado através do teste ORTO-15, composto por questões de múltipla escolha que aborda atitudes obsessivas relacionadas à alimentação considerada saudável. Alguns grupos de pessoas (como: estudantes de medicina, nutricionistas, pessoas ansiosas e que supervalorizam o corpo perfeito) são mais suscetíveis ao desenvolvimento da ortorexia.

O tratamento deve ser feito por uma equipe multiprofissional composta de médico, nutricionista e psicoterapeutas.



Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.