A detoxificação é um processo natural do corpo que ocorre em todas as células, principalmente no fígado e no intestino. Alguns hábitos podem diminuir a eficácia desse processo, como má alimentação, alto consumo de lipídeos (gordura), bebidas alcoólicas, produtos industrializados, corantes, adoçantes químicos, estabilizantes, medicamentos e outros xenobióticos, que são compostos químicos estranhos ao organismo, como agrotóxicos e metais pesados.
As toxinas indesejadas se ligam facilmente aos lipídeos, dificultando muito o seu processo de eliminação. Quando há acúmulo dessas toxinas, o bom funcionamento do organismo é prejudicado, diminuindo a função de destoxificação, bem como absorção de nutrientes e todo equilíbrio do organismo, como a ação de todos os sistemas, dificultando até o processo de emagrecimento.
Consequências dos xenobióticos para saúde
Poluentes do ar
Os poluentes podem favorecer problemas respiratórios, como asma, bronquite e rinite.
Cloro
É utilizado para tratar água contaminada, mas pode causar aumento do risco de desenvolver câncer, quando ingerido em grande quantidade.
Radiação solar
A exposição excessiva aos raios solares pode ser responsável por causar lesões na pele, que podem desencadear câncer, assim como acelerar o envelhecimento cutâneo.
Contaminantes de alimentos de origem vegetal e animal
Os agrotóxicos, pesticidas, fertilizantes, antibióticos e outros componentes químicos utilizados no plantio ou criação de animais podem estar associados com diversas doenças, quando ingeridos em excesso, como infertilidade, obesidade, doenças neurológicas, pressão alta e até alguns tipos de câncer.
Plásticos
É obtido a partir de uma mistura de várias substâncias, que podem passar para o alimento, como o bisfenol-A (BPA) e o ftalato. A exposição crônica a baixas doses desses xenobióticos pode causar diversos problemas para saúde, como infertilidade e até câncer. Por isso, prefira embalagens “livres de BPA”, que não liberam essas substâncias ou prefira os potes de vidro.
Vale lembrar que também entram nessa categoria o tabaco e o álcool, que devem ser sempre evitados.
Quando fazer dieta detox
Alguns sintomas podem evidenciar a necessidade de fazer a dieta detox, confira:
- Dores de cabeça frequentes
- Falta de concentração
- Cansaço excessivo
- Inchaço, principalmente nos pés e tornozelos
- Baixa imunidade
- Prisão de ventre ou diarreia
- Má digestão, excesso de gases, desconforto ou sensação de inchaço após as refeições
Por isso, a dieta detox vai muito além do objetivo de emagrecer, já que melhora o funcionamento do organismo, proporcionando muitos benefícios para saúde. Vale ressaltar que a dieta detox deve ser feita com acompanhamento de um nutricionista, que irá desenvolver um plano alimentar individualizado e adequado para cada tipo de metabolismo.
Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!
Deixe um comentário