Saúde e perda de peso trabalham junto!

Saúde e perda de peso trabalham junto!

Sabemos que a imagem corporal é um dos principais focos nos dias de hoje, para muitos, não importa o tipo de dieta, o importante é estar com o “corpo ideal”.

Dietas da moda são procuradas na maioria das vezes para uma perda de peso rápida em poucas semanas ou dias, o que acabam sendo preocupantes a saúde.

Muitas destas dietas são de padrões restritivos, onde você deixa de comer alguns alimentos durante esse tempo para que possa emagrecer.

Porém o que muitos não sabem é que quando isso acontece, você consequentemente deixa de consumir alguns nutrientes essenciais como vitaminas e minerais, podendo levar problemas graves a saúde como a desnutrição, anemia, aumento do colesterol, entre outros.

É bom considerar que além dessas dietas não serem seguidas por muito tempo por serem difíceis de manter, a perda de peso rápida pode promover o efeito sanfona, ou seja, após passar por esse período de restrição, o organismo acaba estimulando mais a fome, fazendo com que você coma mais ainda sem perceber, e assim aumentando o peso rapidamente.

Mas sem dietas restritivas, como eu posso perder peso?

Primeiramente vale lembrar que cada um tem corpo e metabolismo diferente, temos que levar em conta a individualidade de cada um.

Por isso, o ideal é que você seja acompanhado por um profissional de saúde como nutricionista, médico e educador físico, para que a perda de peso seja efetiva de forma correta e que possa alimentar saudável.

A reeducação alimentar é um dos grandes passos e deve ser prioridade. A mudança dos hábitos alimentares, como por exemplo a diminuição no consumo de alimentos com grande quantidade de gordura saturada e trans, açúcares e calorias vazias (sem nutrientes importantes para saúde), pode levar à perda de peso mesmo sendo mais lenta do que as dietas restritivas, desse modo você sabe que está fazendo isso de forma saudável.

Qualidade é mais importante que quantidade, restringir algo ou exagerar em algum alimento não vai te ajudar e pode acabar prejudicando sua saúde.

Pense sempre no equilíbrio, coma a quantidade correta para o seu corpo e pense na qualidade dos alimentos que está consumindo.

Uma dica é seguir o Mindful eating, uma prática reconhecida em pensar no momento de sua refeição, o que você está comendo e de que forma está aproveitando isso. Deve evitar a correria do dia a dia e parar um tempo pelo menos no momento do ato de comer.

Uma alimentação adequada vai além de consumir alimentos saudáveis, ela evita os riscos da falta de nutrientes e previne o aparecimento de doenças.

É importante também que junto a alimentação, se inclua a prática de atividades físicas, isso irá ajudar o seu corpo a promover a estimulação dos músculos auxiliando nessa perda de peso e definição.

Lembre-se: saúde e bem-estar é sempre a primeira escolha, não devem ser colocados em riscos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.