Selos de certificação: entenda o que são

Selos de certificação: entenda o que são

A certificação é o procedimento pelo qual uma terceira parte assegura, por escrito, que um produto, processo ou serviço obedece a determinados requisitos, através da emissão de um certificado. Esse certificado representa uma garantia de que o produto, processo ou serviço é diferenciado dos demais.

No caso de produtos cosméticos, a certificação é um instrumento, geralmente apresentado sob a forma de um selo afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem do produto.

Alguns órgãos particulares estabelecem e regulamentam esses requisitos, sejam eles: as matérias primas que devem ser usadas, as normas a serem seguidas, a diferença dos produtos naturais e dos produtos orgânicos, entre outras coisas. Existem vários órgãos responsáveis por tal ato, porém os mais famosos e que se destacam são a EcoCert a nível internacional e a IBD a nível nacional. 

Quais são os principais selos de certificação no mercado?

 São vários os selos de certificação no mercado. Destacamos alguns dos principais encontrados nos cosméticos:

 ECOCERT: Reconhece as empresas que se comprometem com o desenvolvimento de uma agricultura orgânica e sustentável.

CERTIFIED VEGAN: Assegura que o produto não foi testado em animais e não trazem em sua composição ingredientes de origem animal.

CRUELTY FREE: Possui a mesma proposta que o selo VEGAN, assegurando que não houve nenhum sofrimento animal para produção daquele produto.

FSC (Forest Stewardship Council): Garante que os papéis e embalagens usados são recicláveis e biodegradáveis, provenientes de madeira reflorestada ou outras fontes controladas. Seguem o processo produtivo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente viável.

ISSO 22716: Atesta que a empresa segue as diretrizes de fabricação, controle, armazenamento e distribuição durante todo o processo de produção da linha de produtos.  

FAIR TRADE: Garante condições de trabalho justas na cadeia produtiva, preços dignos para a colheita dos agricultores, opta por uma produção sustentável, orgânica e familiar.

CAMPAIGN FOR SAFE COSMETICS: Atesta que não foi utilizado produtos químicos ligados ao câncer e outras doenças graves.

USDA Organic: Significa que o produto possui 100% de ingredientes orgânicos ou contém pelo menos 95% de ingredientes orgânicos

COSMETIC BIO: Certifica que os produtos contêm no mínimo 95% de ingredientes de origem natural, não possuem petroquímicos, organismos geneticamente modificados corantes, perfumes sintéticos, conservantes sintéticos como parabenos e o fenoxietanol.

Diferença de um cosmético orgânico de um cosmético natural

 Para ser certificado como ORGÂNICO, a formulação deve conter pelo menos 95% de matérias-primas certificadas orgânicas descontando-se água e sal. Os 5% restantes da formulação podem ser compostos por água, matérias-primas naturais, provenientes de agricultura ou extrativismo não certificados ou permitidos para formulações orgânicas.

Para ser certificado como NATURAL, o cosmético deve conter pelo menos 5% de matérias-primas certificadas orgânicas. Os 95% restantes da formulação podem ser compostos por matérias-primas naturais não certificadas ou permitidas para formulações naturais. Uma matéria-prima só será classificada como natural se for realmente 100% natural. Água e sal não são considerados no cálculo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.