Suplementação de bicarbonato de sódio

Suplementação de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância barata e de fácil acesso, que pode trazer benefícios para a performance esportiva. Seu efeito ergogênico já foi comprovado em estudos.

Os resultados mostram que a suplementação do bicarbonato de sódio, quando feita de forma correta, é muito eficaz na diminuição da fadiga muscular causada durante a prática de exercícios físicos, melhorando assim, o desempenho do atleta.

Fadiga muscular

A fadiga muscular é caracterizada pelo aumento na concentração de íons H+ e lactato no músculo e no sangue, diminuindo o pH e tornando o meio mais ácido. Essa mudança de pH é chamada de acidose, e é a principal responsável por diminuir a capacidade de contração dos músculos durante os exercícios físicos.

Quanto mais intenso for o esforço físico, mais rapidamente a fadiga irá aparecer. A suplementação de bicarbonato de sódio tem o poder de retardar seu aparecimento e aumentar a contratilidade dos músculos, favorecendo a performance esportiva.

Bicarbonato de sódio e performance

O aumento da concentração de bicarbonato de sódio no sangue melhora a utilização dos íons H+ e do lactato, evitando que fiquem acumulados nos músculos. Essa diminuição na concentração dos causadores da fadiga é responsável por retardá-la e permite que o atleta tenha uma maior resistência ao exercício.

Ao aumentar a resistência, o atleta permanece mais tempo ativo na prática esportiva, o que aumenta sua performance e melhora seu desempenho.

No entanto, a suplementação não é recomendada para todos os esportes. Seus efeitos são observados principalmente em modalidades de alta intensidade e com duração acima de 5 minutos, como futebol, natação, basquete, lutas e musculação, por exemplo.

Como tomar Bicarbonato de sódio

A recomendação de consumo do bicarbonato de sódio varia de acordo com as necessidades individuais e deve ser feita com cuidado, já que pode apresentar efeitos desagradáveis.

Seu consumo traz o risco de causar desconfortos gastrintestinais e se consumido em excesso ou de forma incorreta, pode ter efeito contrário aos benefícios e atrapalhar o desempenho esportivo.

O ideal é que seja consumido de 1 a 2 horas antes do treino, juntamente com alimentos ricos em carboidratos para que os desconfortos sejam reduzidos. É importante consultar um nutricionista para prescrição adequada.

Efeitos colaterais

O consumo deve ser feito com cuidado por quem possui doenças específicas, principalmente associadas ao trato gastrintestinal, pois como já citado, a suplementação de bicarbonato de sódio pode causar desconfortos, como eructação, diarreia e distensão abdominal. Consulte um nutricionista para recomendação adequada.

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