Tamarindo: Benefícios e formas de consumo

Tamarindo: Benefícios e formas de consumo

Você já ouviu falar no tamarindo? Sabe quais são os seus benefícios e como ele pode ser consumido? Nessa matéria você vai conhecer um pouco mais sobre ele, um fruto pertencente à família das leguminosas, que vem de uma árvore de origem africana, chamada de tamarindeiro e que está presente em diversas regiões brasileiras. O tamarindo apresenta-se dentro de vagens, o seu sabor é meio ácido (ou melhor, é um azedinho misturado com doce) e o melhor é que ele é rico em nutrientes!

Afinal, quais são os benefícios do tamarindo?

O tamarindo apresenta diversas propriedades terapêuticas e farmacológicas, entre as quais:

  • Propriedades laxativas: ele auxilia na motilidade intestinal pois possui um alto ter de fibras
  • Ação antioxidante: apresenta compostos fitoquímicos que irão atuar combatendo radicais livres, protegendo assim o organismo de danos celulares
  • Possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas
  • Em sua composição há minerais importantes, como cálcio e magnésio
  • Utilizado como planta medicinal, Tamarindus indica L, pode ajudar na diminuição da glicemia

Como consumir?

O tamarindo tem diversas aplicações culinárias e pode ser aproveitado em sua forma integral, desde a polpa até a sua casca e sementes! Veja algumas opções:

  • in natura (para os apreciadores de um sabor mais azedinho)
  • Sucos
  • Chás
  • Sorvetes
  • Geleias

Algumas pessoas também o utilizam como condimento, acrescentando-o em molhos, por exemplo.

Em que época ele pode ser encontrado?

O tamarindo é sazonal, sendo característico principalmente das épocas menos úmidas do ano, no entanto, ele pode ser encontrado em outros períodos também, especialmente como polpas congeladas.

Curiosidade:

A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) publicou o resultado de uma pesquisa com resultados bem animadores, segundo os dados do estudo, o suco de tamarindo ajuda na redução dos níveis de triglicérides no sangue, essas gorduras, quando em excesso, podem causar diversas complicações no organismo e os resultados, associados ao consumo do suco de tamarindo, indicaram redução de cerca de 24% nos níveis de triglicérides.

E aí, vai um suco de tamarindo?

Referências:

https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2650-da-africa-para-o-mundo-conheca-o-tamarindo

http://www.scielo.br/pdf/cr/v45n2/0103-8478-cr-45-02-00238.pdf

http://www.scielo.br/pdf/cagro/v32n2/07.pdf

http://www.scielo.br/pdf/rceres/v63n6/0034-737X-rceres-63-06-00853.pdf

http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/tamarindo.htm#%C2%A01%20-%20INTRODU%C3%87%C3%83O

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/34924743/suco-de-tamarindo-apresenta-atividade-contra-triglicerides

https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/9124/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Karen%20Carvalho%20Ferreira%20-%202018.pdf

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