Testosterona: essencial para homens e mulheres

testosterona_capa

A testosterona é um hormônio produzido a partir do colesterol e está presente em grande quantidade em homens, mas, ao contrário do que muitos acreditam, também existe no organismo das mulheres, desempenhando diversas funções importantes.

É conhecida principalmente devido à sua ação na libido e desempenho sexual, mas possui diversas outras funções importantes. Estima-se que seja responsável por mais de 200 funções no organismo.

Mulher também tem testosterona?

Embora seja sempre lembrada como um dos principais hormônios masculinos, a testosterona é um hormônio muito importante para as mulheres, já que auxilia no ganho de massa magra, além de atuar na libido e diminuir a flacidez da pele. Já a falta de testosterona pode comprometer a saúde óssea e muscular.

Mulheres que tomam anticoncepcionais podem ter níveis reduzidos desse hormônio e, consequentemente, apresentar os sintomas da deficiência. Os exames utilizados para avaliar os níveis sanguíneos são: testosterona livre e testosterona total.

É possível aumentar a testosterona?

Algumas estratégias podem contribuir para aumentar os níveis da testosterona, tanto em homens quanto em mulheres. O uso de fitoterápicos, como Tribulus terrestres, pode auxiliar no aumento da testosterona. A prática de exercícios de força, como a musculação, também pode contribuir.

A reposição de testosterona pode ser necessária em alguns casos em que não há a produção do hormônio, como na andropausa, comum em homens, quando há a queda da testosterona devido à idade. Nesse caso, é necessário realizar acompanhamento médico, já que os medicamentos exigem prescrição.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.