TPM: os benefícios dos exercícios físicos

TPM: os benefícios dos exercícios físicos

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM), ocorre cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual. Cerca de 70% das mulheres brasileiras, apresentam sintomas de TPM, que podem aparecer em diferentes graus e variar de acordo com os hábitos, usos de medicamentos e idade de cada mulher.  Durante esse período muitas mulheres relatam a perda da vontade e disposição para prática de exercícios físicos, mas estudos demonstram que a prática pode ser aliada para o alívio desses sintomas.

Descubra como os exercícios físicos podem ser aliados do ciclo menstrual e contribuir para melhora da TPM.

TPM: o que é?

A TPM ou tensão pré menstrual, é conhecida por suas alterações físicas como:

  • Inchaço
  • Dor de cabeça
  • Acne 
  • Dores no corpo 

Além das alterações emocionais como a irritabilidade, ansiedade, tristeza, vontade de chorar dentre outros sintomas. 

É compreensível o porquê que muitas mulheres não estão animadas para praticar exercícios nessa fase do mês. 

Esses sintomas ocorrem devido ao aumento dos hormônios estradiol e progesterona alguns dias antes da menstruação.

Os exercícios físicos são favoráveis durante a TPM?

O ciclo menstrual, independente do uso de anticoncepcionais ou não, faz parte do ciclo feminino e é possível utilizar as alterações hormonais a favor do bem estar e desempenho em atividades físicas e pessoais.

Estudos demonstram que a prática de exercícios físicos regulares durante a TPM, podem diminuir os sintomas físicos e emocionais desse período e que mulheres sedentárias, apresentam maior prevalência de sinais e sintomas da TPM

Um ciclo com menos sintomas da TPM não contribui somente para os treinos, também contribui para o desenvolvimento no trabalho, escolar e social

Procure atividades físicas que te agradem e tente praticá-las regularmente pensando nos benefícios que trará para o seu corpo e no caso de muito incômodo ou dúvidas sobre esse período, sempre procure orientação médica. 

Como os exercícios melhoram a TPM?

Os exercícios podem ser favoráveis contra os sintomas emocionais pois contribuem com o aumento da dopamina e endorfina, que são hormônios responsáveis pela sensação de bem estar momentâneo e que se propaga por um tempo no organismo. Confira outros benefícios:

  • Contribui para uma boa circulação sanguínea
  • Promove uma melhora na oxigenação dos tecidos 
  • Diminui a retenção de líquidos 
  • Pode ajudar a reduzir a cólica e o inchaço característico dessa época

Os exercícios aeróbicos demonstram ser mais efetivos na diminuição dos sintomas da TPM principalmente quando associados a uma boa alimentação. Porém esse benefício também pode ser proveniente de exercícios anaeróbicos desde que respeite o limite de cada um e ainda é possível unir os benefícios dos exercícios que buscam o relaxamento como a meditação, yoga e alongamentos.

Dica:

No caso do possível incômodo causado pelos absorventes durante o período menstrual, existem diferentes tamanhos e modelos de coletores menstruais, calcinhas com função absorvente e absorventes feitos de tecidos, que além de serem considerados por muitas mulheres mais confortáveis e práticos para atividades físicas, ainda contribuem para o meio ambiente. 

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Referências

http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v35n5/04.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502018000100214&lang=pt

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732019000100523&lang=pt

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Revisado por Priscila Boaventura: Nutricionista registrada (CRN-3 44332) especializada em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional. Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-graduada pela Faculdade Método de São Paulo. Atualmente é responsável pelo conteúdo técnico dos sites Natue e Mundo Verde, em seu tempo livre, gosta de praticar artes marciais.

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